Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Sebrae lança programa Aventura Natural durante o Inspira Ecoturismo em Bonito (MS)

IMG 0662 1 e1684368246259 Sebrae lança programa Aventura Natural durante o Inspira Ecoturismo em Bonito (MS)

Representantes do programa Aventira Natural durante o lançamento no Inspira Ecoturismo (Ana Azevedo/M&E)


BONITO
– Pensado para apoiar pequenos negócios do Brasil, o Sebrae lançou, nesta quarta-feira (17),  o programa Aventura Natural, durante o encontro Inspira Ecoturismo, que ocorre no hotel Wetiga, em Bonito no Mato Grosso do Sul, com a presença de cerca de 500 pessoas de 22 estados brasileiros.

A iniciativa visa fortalecer a segurança das pessoas nas atividades turísticas ao ar livre, além de beneficiar os pequenos negócios participantes. Vale destacar que o programa contempla as etapas de implementação das Normas Brasileiras e Internacionais: ABNT NBR ISO 21101, ABNT NBR ISO 21102 e ABNT NBR ISO 21103, que englobam o sistema de gestão da segurança (SGS) em turismo de aventura; e a certificação do SGS em turismo de aventura.

Ao cumprir os requisitos necessários, o empreendimento receberá um certificado da ABNT Certificadora, autorizada pelo Inmetro, com reconhecimento internacional, reforçando sua confiabilidade. Para aderir, basta que o negócio seja formalizado, se enquadre como MEI, ME ou EPP e esteja ativo na base de dados do Cadastur, além de cumprir os requisitos das normas citadas acima.

“Tudo isso foi construído de forma conjunta. Não podemos falar de ecoturismo, turismo de natureza e experiência sem falar de segurança. Por isso, o programa Aventura Natural tem por objetivo oferecer turismo de qualidade para quem nos visita, para que façamos jus a uma imagem diferenciada do Brasil no mercado nacional e internacional, mostrando nosso comprometimento e seriedade”, disse Ana Clévia, a analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

Como aderir?

IMG 0666 e1684367830974 Sebrae lança programa Aventura Natural durante o Inspira Ecoturismo em Bonito (MS)

Ana Clévia, do Sebrae (Ana Azevedo/M&E)

Para aqueles que se encaixam nos pré-requisitos básicos dispostos acima, a adesão ao programa se dá com uma avaliação inicial para averiguação dos protocolos de segurança já colocados em prática, bem como o diagnóstico dos faltantes. A partir de então, por meio do SebraeTec, programa que proporciona subsídio de 70% para a adequação às normas, é possível concluir o processo.

Em detalhes, cada norma ABNT:

  • ABNT NBR ISO 21103 – Turismo de Aventura, etapa que inclui um processo de informações aos participantes de turismo de aventura;
  • ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – processo que compete a capacitação de líderes e condutores;
  • ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – sistemas de gestão da segurança que mapeia a estrutura organizacional; avaliação de riscos; gerenciamento de incidentes e tratamento dos mesmo; construção de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), incluindo uma sensibilização sobre Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS); monitoramento e avaliação da implementação do SGS.

E há ainda, um terceiro passo, que é a avaliação de conformidade para a conferência da certificação.“A ideia é preparar esses donos de pequenos negócios para que eles se sensibilizem sobre a importância do atendimento às normas do sistema de gestão da segurança em turismo de aventura que são obrigatórias de acordo com o Decreto que colocou em vigor, desde 2010, a Lei Geral do Turismo”, complementa.

Segundo Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur e especialista nas normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no turismo, “as Normas Brasileiras se tornaram referência internacional e os destinos de natureza precisam definir como estratégica, a adoção da segurança em suas operações de turismo de aventura, para podermos alavancar também, a captação de turistas estrangeiros para o País”.

O diretor de certificação da ABNT, Antônio Carlos Barros de Oliveira, pontuou que o programa beneficiará tantos os empreendedores quanto os turistas. “Estamos falando de pequenos empresários que precisam entender o seu negócio e zelar por ele. Além disso, os turistas, que geralmente estão com a família, precisam ter segurança que aquela modalidade de turismo de aventura reúne as condições mínimas de segurança e a norma é extremamente inteligente ao fazer esse sistema de gestão”.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Receba nossas newsletters