Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

WTM Latin America apresenta novo conselho consultivo e novidades da edição de 2024

IMG 8909 WTM Latin America apresenta novo conselho consultivo e novidades da edição de 2024

Vasyl Zhygalo, diretor global de Portfólio de marcas da WTM e Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America

SÃO PAULO – A World Travel Market Latin America (WTM-LA) de 2024 acontecerá entre os dias 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte. Sob o tema “The Future is Open. Be the Change”, o evento terá 10% de crescimento na estrutura em relação ao tamanho da feira deste ano, além do aumento do número de buyers (para 85) e a continuação do Programa Agentes na Estrada, trazendo mais de 500 profissionais para a feira. Já a 4ª edição do Prêmio de Turismo Responsável contará com a curadoria de entidades latinas, reforçando o DNA do encontro profissional, que representa a região.

A planta da WTM-LA 2024, que ainda não foi finalizada, contará com áreas divididas por cores e regiões. A Ásia e Oceania pertencem ao setor laranja; o Brasil ao setor Amarelo; a América Latina ao setor vermelho; já a América do Norte fica com a cor verde; Oriente Médio e a África terão estarão na área de cor verde claro; enquanto a Europa ficará com a cor azul; os hotéis e locadoras de veículos na cor verde; as Travel Techs na cor roxa; além dos cruzeiros, no azul claro, e as operadoras no rosa claro.

“A WTM, além da parte de exposição e negócios, tem o compromisso de levar conteúdo, o qual neste ano, se fez presente em mais de 50 sessões educacionais”

“Nesse momento a WTM é o evento mais internacional do mercado. Vemos o número dos visitantes e dos expositores crescerem, reforçando o momento como de retomada. A WTM, além da parte de exposição e negócios, tem o compromisso de levar conteúdo, o qual neste ano, se fez presente em mais de 50 sessões educacionais. Em todas as edições privilegiamos o networking com objetivo de negócios e acreditamos muito no nosso portfólio, além disso, por uma posição estratégica, faz muito sentido termos a WTM Latin America em São Paulo”, declara Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

Novo destino

Conforme ressaltado pelo diretor global de Portfólio de marcas da WTM, Vasyl Zhygalo, o evento de 2024 contará com a presença da Arábia Saudita, que a partir de uma parceria firmada com a Reed Exhibitions, organizadora da feira, escolheu o encontro profissional latino para se promover na região, mostrando seus atrativos e reforçando sua abertura para turistas internacionais.

“Como vocês devem saber, a Arábia Saudita é um local novo para o turismo de lazer e eles estão focando em abrir o país para a receber cada vez mais turistas. Eles fazem parte de todos os eventos globais da RX, e agora estarão presentes também na WTM America Latina. No mundo, o Turismo de lazer, em 2023, demonstrou forte recuperação desde a pandemia da Covid-19, registrando volumes de demanda apenas 10% abaixo de 2019 e receita, em dólares, superior ao período comparado. Essa recuperação foi liderada pela China, país que tende nos próximos dez anos, dobrar a quantidade de turistas emissores no mundo. Nas Américas, a região do Caribe, Brasil e Estados Unidos se destacam”, disse.

Vale apontar, que há ao longo do ano, várias edições da World Travel Market, como em Dubai (WTM Arabian), Londres (WTM London), e Cape Town (WTM África). “Temos também, em Barcelona, na Espanha, a IBTM World, e eu tenho muito orgulho em dizer, que hoje todas essas feiras estão sendo lideradas por mulheres”, complementa.

Prêmio de Turismo Responsável WTM

Na WTM Latin America de 2024  haverá a discussão dos temas mais relevantes para o setor, no entanto a inovação da edição está no desenvolvimento de ações para valorizar e incentivar os expositores que mais utilizarem soluções sustentáveis na montagem de seus estandes, além da presença de entidades latinas, como a Associação Colombiana de Turismo Sustentável (Acotur); Adventure Travel; Winta; La Mano del Mono; e do Instituto Vivejar na comissão julgadora da 4ª edição do Prêmio de Turismo Responsável.

“Fizemos essa estratégia de expandir esse corpo de avaliação e trazer um olhar mais latino. A entrega do prêmio será feita em abril e a inscrição abrirá no início de dezembro”, diz Bianca. O prêmio terá novas categorias, que contemplarão as melhores ações para “Promover iniciativas para o turismo Indígena e/ou Comunidades Tradicionais”; “Promover a diversidade, a equidade e a inclusão no turismo”; “Promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo”; “O trabalho em rede para promover o turismo responsável em destinos”; e “A Mitigação das Mudanças Climáticas”.

Conselho Consultivo

IMG 8908 e1700754370223 WTM Latin America apresenta novo conselho consultivo e novidades da edição de 2024

Mariana Aldrigui, da Embratur agora preside o Conselho Consultivo da WTM

Outra novidade é a nova formação do Conselho Consultivo do evento, que tem Mariana Aldrigui como presidente e é composto por: Bruno Reis (Embratur); Ana Biselli (Resorts Brasil); Daniele Roman (Interamerican Network); Estela Farina (NCL); Fábio Godinho (CVC); Fabrício Amaral (Fornatur); Luís Ferrinho (Omnibees); Mariella Volppe (Ministério do Turismod o Uruguai); Natalia Pisoni (Inprotur); Paloma Gómez (Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil); e Patrick Yvars (Visit Orlando).

“O conselho é escolhido diante o alinhamento da estratégia do evento, em que pensamos sobre o que desejamos e quem são os profissionais que podem usar sua visão do mercado para contribuir, e assim, promover melhorias. É interessante, porque essa é a primeira vez em que o volume de mulheres é maior do que o de homens na composição”, aponta Bianca.

WTM Latin America 2023

Em números, a edição deste ano contou com 623 empresas expositoras de 40 países, 27,044 profissionais de viagem, além de 10.818 visitantes comerciais. Houve aumento de 157% no número de agentes de viagens, totalizando 6.947, e incremento de 31% na quantidade de representantes de mídia (1.188), além da alta de 61% na quantidade de membros do Buyers’ Club (2.510). Ao todo, 5.581 expositores estiveram no local. A programação contou com mais de 50 sessões educacionais, como palestras e treinamentos. E, de acordo com o levantamento interno, 75% dos expositores e 80% dos visitantes se declararam satisfeitos com a organização.

Receba nossas newsletters