Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC
Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC (Janaina Brito/M&E)

VALETA, MALTA – O WTTC Global Summit 2026 chega ao fim nesta sexta-feira (09), em Malta, após dois dias de debates sobre os rumos das Viagens e do Turismo e os desafios para ampliar a contribuição do setor à economia global. Realizado em La Valeta, o encontro reuniu executivos de grandes empresas, representantes de governos, lideranças de destinos e especialistas para discutir oportunidades de crescimento, inovação, competitividade e cooperação internacional.

Com o tema FUTU[RE]SET, a 26ª edição do evento colocou em pauta questões que já influenciam as decisões de empresas e destinos, como o uso da inteligência artificial, a transformação da experiência do viajante, a identidade digital nas fronteiras, a preparação para crises e a necessidade de fortalecer as parcerias entre os setores público e privado.

A programação também trouxe reflexões sobre o papel do Turismo na geração de empregos, no desenvolvimento econômico e na aproximação entre países e culturas. Ao longo dos painéis, executivos destacaram que o crescimento do setor depende não apenas da atração de visitantes, mas também da capacidade de oferecer experiências de qualidade, construir relações de confiança e preparar destinos e empresas para um cenário global em constante transformação.

Gloria Guevara faz balanço do WTTC Global Summit 2026

Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC
Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC (Janaina Brito/M&E)

Durante a coletiva de encerramento do WTTC Global Summit 2026, Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, apresentou um balanço dos debates realizados em Malta e destacou a necessidade de os governos tratarem o Turismo como uma prioridade de Estado.

“O Turismo e as viagens permitem gerar empregos, oportunidades e renda, além de ajudar a resolver muitos dos problemas que nossa região enfrenta”, afirmou Gloria, ao comentar o potencial do setor na América Latina. Segundo ela, a região reúne ativos naturais, culturais e históricos, mas ainda precisa avançar em infraestrutura, conectividade, facilitação de mobilidade, vistos e desenvolvimento de produtos.

A executiva também defendeu políticas públicas de longo prazo e maior integração entre governos e empresas. “Por isso, é fundamental que os governos tenham uma política pública, uma política de Estado, eu diria, que atravesse diferentes administrações e coloque o Turismo como prioridade nacional”, declarou.

Ao avaliar o cenário latino-americano, Gloria afirmou que o Turismo pode contribuir para reduzir a migração em busca de oportunidades de trabalho, especialmente quando os empregos são gerados nas próprias comunidades. “A América Latina tem os ativos, isso está claro. Há destinos no mundo que não têm esses ativos. A América Latina tem diversidade cultural, grande hospitalidade, uma gastronomia rica e lugares únicos no planeta”, disse.

Confira a cobertura completa do M&E no WTTC Global Summit 2026

O Mercado & Eventos acompanhou os principais debates e acontecimentos do encontro em Malta, com entrevistas, análises e reportagens sobre as tendências que devem influenciar os próximos passos da indústria de Viagens e Turismo. Confira abaixo a cobertura especial do evento.