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Destinos / Fotos

DPNY e PromPeru resgatam cultura milenar dos Caballitos de Totora

Caballitos de Totora. Na home: Heiko Obermüller, do DPNY com Daniella Panzoldo e Milagros Ochoa

Caballitos de Totora. Na home: Heiko Obermüller, do DPNY com Daniella Panzoldo e Milagros Ochoa


Com objetivo de divulgar o destino Perú e resgatar uma atividade milenar do país, a PromPeru em parceria com o DPNY Beach Hotel, de Ilha Bela (SP), lançaram os Caballitos de Totora – o primeiro Stand Up Paddle (SUP) conhecido da humanidade. Esta é uma ação inédita no Brasil, que teve a iniciativa do diretor geral do hotel, Heiko Obermüller. Para Milagros Ochoa, diretora de Promoção da PromPeru, é uma satisfação ver um projeto tão bonito ser realizado. “Este foi um trabalho de um ano que nasceu do desejo de um executivo em pesquisar nossa cultura”, disse.


Segundo o diretor do DPNY, a ideia veio da necessidade de se arrumar uma alternativa para os altos custos dos equipamentos de SUP. “Todo verão gastamos muito com a troca dos equipamentos e eu precisava de algo diferente. Primeiro achei um SUP inflável no Japão, mas logo me decepcionei. E nas minhas pesquisas encontrei um vídeo com os Caballitos de Totora e me apaixonei. Eu precisava deles no litoral paulista”, disse.

Após a pesquisa, o diretor fez um projeto cultural e apresentou para a PromPeru, que simpatizou com a ideia e ajudou o hotel a trazer os barcos para Ilha Bela. Eles chegaram no dia 19 de novembro e ficarão durante todo o verão a disposição dos hóspedes para utilização. O projeto todo demorou um ano para ser realizado, entre a produção dos Caballitos no norte do Perú e o transporte de quase três meses de navio até o Brasil. 

Milagros ainda antecipou que novas parcerias com o destino no litoral norte paulista podem acontecer. “A vinda dos Caballitos para Ilha Bela nos dá a oportunidade de promover a região norte do Perú, não muito conhecida pelos brasileiros. Além disso, o turista que frequentam o DPNY tem tudo a ver com o perfil de público que buscamos, o luxo”, comentou.

DPNY – Segundo Obermüller, 99% do público do hotel é de casais proveniente do Estado de São Paulo – capital e interior. Atualmente, o hotel tem 80 quartos e tem planos de expandir para até 120 depois da Copa. A ocupação acumulada do ano está em 88% e deve fechar o ano com um volume pouco maior que o ano anterior, que foi de 76%. 

Lisia Minelli, de Ilha Bela

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