Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Entur homenageia colaboradores do Turismo da Bahia em abertura

Sérgio Gordilho, presidente do Entur e Domingos Leonelli, secretário de Estado do Turismo da Bahia

Sérgio Gordilho, presidente do Entur e Domingos Leonelli, secretário de Estado do Turismo da Bahia


Na noite desta quarta-feira, dia 22, aconteceu a solenidade de abertura da 5ª edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), no auditório Xangô do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A cerimônia rendeu homenagem às personalidades que colaboraram para o crescimento do Turismo no Estado da Bahia e no Brasil.

Foram homenageados: Air Europa, na pessoa de Karim Balarezo; a ABIH-BA através de seu presidente, José Manoel Garrido Cambese Filho, o BNB – Banco do Nordeste na pessoa de seu superintendente regional, Nilo Meira Filho; o Sebrae na pessoa de seu diretor superintendente, Edival Passos; a Tap Portugal na pessoa de seu diretor para o Brasil e América Latina, Mário Carvalho, pela contribuição ao Turismo nacional e particularmente da Bahia; a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – Setur, na pessoa do secretário de Estado do Turismo da Bahia e Domingos Leonelli Neto.

O presidente do Entur e diretor da Barra Viva, Marketring e Eventos, Sérgio Gordilho, afirmou em seu discurso que o evento é qualitativo e que surgiu para ajudar a incrementar ainda mais o turismo na Bahia.”O Entur já se consolidou no calendário nacional e é uma importante ferramenta para o trade do Turismo”, disse. Ao lembrar das primeiras edições do Entur, Gordilho enfatizou a colaboração do trade para o seu crescimento, principalmente pela participação de caravanas da região Nordeste e interior da Bahia. Ainda segundo ele, essa edição vai receber grupos de Recife, Fortaleza, Maceió, Aracaju e das principais cidades baianas, como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro. “Para 2013, queremos mais caravanas e mais destinos presentes”, concluiu.

Domingos Leonelli também enfatizou o crescimento do evento. “O Entur começou com cinco estandes e nesta edição são mais de 300. Isso mostra a importância da união do Governo do Estado com a iniciativa privada. Avalio que a Bahia teve três grandes saltos em sua trajetória no Turismo: o primeiro, foi a invenção da Bahia, entre a década de 30 e 70, com Jorge Amado, Gilberto Gil, entre outros; o segundo, foi a inovação, a profissionalização do Turismo e finalmente, a integração econômica das comunidades com a iniciativa privada”, ressaltou.

O titular da pasta de Turismo fez questão de lembrar que em sua gestão o grande desafio é fazer com que os governantes, os empresários, os técnicos e os demais profissionais compreendam o Turismo como indutor da economia. “Todas as atividades que compõem o trade turístico baiano são responsáveis por manter cerca de 400 mil empregos diretos. O setor hoteleiro (303 mil), bares e restaurantes (80 mil empregos diretos e 200 mil indiretos), locadoras de veículos (1.000) e agências de viagem (quatro mil)”, esbravejou.

Neste sentido, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, lembrou que o Programa Empreendedor Individual possibilitou a legalização, a baixo custo, de trabalhadores que antes viviam na informalidade, sem acesso a benefícios da Previdência, crédito e capacitações. “O Turismo é fundamental para o desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil”, afirmou.

O superintendente do Banco do Nordeste, Nilo Meira Filho, fez questão de citar o convênio para modernização turismo na Bahia visando a Copa de 2014. Um acordo de cooperação entre o BNB, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo e o Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS) foi efetuado com o objetivo de incentivar diversos setores que formam a cadeia produtiva do setor turístico do estado, devendo movimentar recursos da ordem de R$ 1 bilhão até 2014.

”Esperamos que o acordo venha a aumentar o fluxo de projetos para o setor turístico, principalmente no que diz respeito à modernização, ampliação ou a criação de novos leitos para atender à expectativa de chegada de milhares de turistas. Um turista mais qualificado e exigente que demandará melhorias do setor turístico. E o trabalho do Sindicato neste acordo é fundamental para que projetos de qualidade cheguem até o Banco com mais facilidade e agilidade”, explicou.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), José Manoel Garrido Cambese Filho, fez questão de destacar a importância do Seminário de Hotelaria – Oportunidades para a Hotelaria Baiana e o Bahia Hotel Bizz – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria realizado pela Associação em paralelo ao 5º Entur. Na ocasião, os principais fornecedores de produtos e serviços da rede de hospedagem da Bahia estarão reunidos. “Temos uma Feira de qualidade. Agora não precisamos ir para outras praças. Serão apresentados os novos conceitos da administração hoteleira frente às mudanças que estão ocorrendo com a globalização e a necessidade crescente de diminuição de custos e melhoria da qualidade”, finalizou.

Rafael Massadar, de Salvador (BA)

Receba nossas newsletters