Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Fortec discute potencialidades da região de Campinas durante a Copa e as Olimpíadas (veja fotos)

.

.

A cidade de Campinas recebeu na tarde de hoje o primeiro Fórum para o Desenvolvimento do Turismo na Regiao de Campinas (Fortec). Seu principal objetivo é integrar setores público e privado em ações de melhorias na região para a realização de eventos. Na pauta; eventos esportivos como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. O encontro contou com a participação de empresários; autoridades e entidades locais; além de prefeituras e do Ministro do Turismo; Luiz Barreto

Durante o evento; os dirigentes do Mtur Charles Capell de Abreu; coordenador do departamento de infraestrutura turística e Durvalino Santana; chefe de gabinete da secretaria nacional de políticas de turismo; fizeram uma breve apresentação das principais ações e funções do MTur. Segundo Santana; o Mtur é formado por cinco departamentos e tem a função de avaliar projetos que beneficiem o fluxo de turistas no país.

De acordo com Abreu; desde a implantação do Mtur já foram investidos cerca de R$ 5 bilhões em mais de 12 mil projetos realizados em mais de 3 mil municípios brasileiros. Somente no Estado de São Paulo já foram investidos R$ 214 milhões em cerca de 851 contratos. Para este ano; são mais de 32 milhões disponíveis para projetos que o Mtur apoiará em todo o país.

Já durante a mesa redonda doFortec; que contou com a participação de autoridades locais; o foco foi a vocação da região de Campinas em receber turistas durante os eventos esportivos; Copa e Olimpíadas. A conclusão geral dos dirigentes foi que sem o trabalho em conjunto não há como desenvolver o fluxo de turístas. “Um municípo sozinho não consegue oferecer mais de três dias de entretenimento a um turista; mas se nos unirmos podemos ter uma pessoa por até 20 dias com atrativos diferente a cada dia”; disse o coordenador do Circuito das Águas; Gualdo Tartareli.

Para Luiz Antônio Guimarães; presidente do Campinas e Região CVB; está é uma oportunidade para que os interessados apresentem suas demandas; projetos e sugestões. “Queremos que o setor público e privado entendam a real importância do turismo para a região. Com isso o objetivo é fortalecer as cidades”; disse. Atualmente; Campinas está na sétima posição ranking do ICCA das cidades do país que mais recebem eventos de negócios.

O Campinas e Região CVB conta com 28 mantenedores e 140 associados; sendo 97% de Campinas. Um crescimento de cerca de 40% em 2009. “Nossa meta é aumentar o número de associados em 2010 e interiorizar cada vez mais o convention”; explicou Guimarães.

Em sua breve participação no Fortec; o Ministro do Turismo; Luiz Barretto falou das obras que a cidade receberá para a realização dos eventos esportivos de 2014 e 2016. “Campinas tem uma diversidade muito grande de turismo. O que preciamos é qualificar o destino para que ele possa ser uma porta de entrada importante para o turismo no país”; disse. O aeroporto de Viracopos está passando por uma ampliação onde o número de passageiros passará de 6 milhões em 2010 para 9 milhões até 2014.

O ministro esteve na cidade também para a inauguração de um ponto de informação turística na nova rodoviária da cidade. Aproveitando a ocasião; o presidente do CVB entregou ao Ministro um documento com algumas reivindicações e projeto da região.

Autoridades locais discutem potencialidades de Campinas e região

Receba nossas newsletters