Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

França: Brasil está entre os cinco maiores emissores de turistas de longa distância

.

.

 
O Brasil é o quinto maior emissor de turistas para a França; na categoria longa distância; atrás apenas de China; Estados Unidos; Canadá e Japão. No ranking geral; está em 12º lugar. Em 2009; o país número 1 no mundo em recebimento de turistas estrangeiros atraiu 80 milhões deles; sendo 450 mil brasileiros. Somente para Paris foram 30 milhões. A título de comparação; o Brasil inteiro recebeu cinco milhões no ano passado.
 
Mas a França quer mais. Quer ser; até 2020; o primeiro país em receita gerada pelo turismo. Hoje; ele figura em terceiro lugar; com 29;5 bilhões de euros (dados de 2007); atrás de Estados Unidos e Espanha. Para isso; em junho; a Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França lança um plano de marketing chamado “Destination France” com metas a serem cumpridas pelos próximos 10 anos.  
 
Um dos objetivos do plano é intensificar as ações de promoção nos mercados denominados BRICM (Brasil; Rússia; Índia; China e México). Aqui; elas começaram a ser concretizadas hoje (12/04) com o Workshop Destination France 2010; que aconteceu no Hotel Marina Palace; no Leblon; Rio de Janeiro.
 
O evento contou com a presença de cinco operadoras – Bon Voyage; MGM; FVO; Françatur e Abreu –; além de representantes da regiões Normandia; Rhône-Alpes e Paris; que apresentaram; em seminário; seus produtos a cerca de 150 agentes de viagens.  “Um dos nossos principais desafios é renovar a oferta de produtos franceses e com isso mudar a imagem de que a França é um país que só tem museus”; conta Alain Rousseau; diretor adjunto da Atout France.  
 
A intenção é focar no público de classe média: “Oitenta milhões de brasileiros estão hoje na classe C. De acordo uma pesquisa da Gol; 10% dos clientes no ano passado voaram pela primeira vez. Segundo estudo da Accor; 20% dos clientes nunca tinham se hospedado em um hotel antes. O primeiro passo deles é descobrir o Brasil. Depois vão para Argentina e; então; para Europa e Estados Unidos. E é aí que nós entramos”; analisa Rousseau.  
 
Duas novidades que podem estimular ainda mais as viagens dos brasileiros para a França e territórios é o fim do visto; em dezembro de 2009; para ir ao Caribe Francês (Guadalupe; Martinique; Saint Martin e Saint Barthe) e o novo voo da Gol; a ser lançado em breve; ligando São Paulo a Saint Martin.
 
Na ocasião; Alain Rousseau apresentou o balanço do Ano da França no Brasil; no ano passado. A Embaixada Francesa estima que entre 30 milhões a 50 milhões de brasileiros participaram de um dos 560 projetos culturais e científicos realizados em mais de 80 cidades do Brasil. “O evento de abertura na Lagoa; Rio de Janeiro; atraiu mais de duas milhões de pessoas e a Exposição de Yves Saint Laurent mais de 400 mil”; comemorou o executivo.
 
O Workshop Destination France acontece ainda em Salvador (13/04); São Paulo (14/04); Brasília (15/04) e Belo Horizonte (16/04).

Christiane Chabes e Alain Rousseau, da Atout France

Receba nossas newsletters