Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Goal to Brasil: França se rende a sabores e sons baianos (veja fotos)

Convidados franceses assistem apresentação do destino Bahia

Convidados franceses assistem apresentação do destino Bahia


A Embratur realizou durante toda a tarde desta segunda-feira, em Paris, a quarta edição do Goal to Brasil, dessa vez, tendo como país-sede a França e como estado anfitrião a Bahia. O M&E foi o único veículo do trade presente no evento. Os diretores da Embratur, Marco Lomanto e Marcelo Pedroso comandaram a divulgação do país e das 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, fez uma apresentação para 300 convidados, dentre operadores de viagem e jornalistas franceses, e destacou a infraestrutura turística do estado e os investimentos que estão sendo feitos para viabilizar a Copa do Mundo de 2014, em Salvador. Ao M&E, ele confirmou o montante de R$ 1 bilhão. “Somos o estado mais avançado na preparação para esse megaevento. São investimentos em qualificação profissional, requalificação da Baía de Todos-os-Santos, acessibilidade e sinalização turística”, afirmou.

Desse total de verbas, somente na Arena Fonte Nova são R$ 600 milhões. “Ela estará pronta no início de 2013, antes, inclusive, da Copa das Confederações”, garantiu. De acordo com ele, o principal problema que o estado busca equacionar com vistas à Copa diz respeito à mobilidade urbana. “Contaremos com os seis quilômetros de metrô que já devem ajudar no deslocamento dos turistas e, ainda, vamos procurar melhorar a estrutura que já temos”, revelou. A Bahia recebe cerca de 50 mil franceses por ano. O país europeu é o quarto principal emissor de turistas internacionais para o estado, atrás da Argentina, Espanha e Itália.
 
Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur, faz um balanço positivo dos evento realizados até o momento – além de Paris (França), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina). “Temos recebido um público bastante participativo e interessado. Nesse caso específico, a Europa é uma região importante envia grande volume de turistas para o Brasil – 20% do total de visitantes recebidos são europeus, incluindo franceses”, justificou.

Próximas edições do Goal to Brasil acontecem em Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York). A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e Fifa).

No encerramento do Goal os convidados assistiram à apresentações culturais e provaram a gastronomia baiana. Destaque para a chef Dadá, que conquistou a todos com sua simpatia. Entre os pratos servidos: canapé de tutu de feijão, caixinha de vatapá, acarajé, filé de siri ao leite de coco, bobó de camarão e moqueca de peixe com purê de banana. Para a sobremesa, milho branco com leite condensado e amendoim e cocada ao perfume de goiaba com castanha de caju.

Natália Strucchi, de Paris

Receba nossas newsletters