Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Leoneli destaca importância do Entur que tem crescimento de 5%

Domingos Leonelli e Sérgio Gordilho

Domingos Leonelli e Sérgio Gordilho

O Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur) foi aberto nesta quarta-feira, 21, no Centro de Convenções, em Salvador. Em sua sexta edição, o evento contou com a presença do secretário de turismo do estado, Domingos Leonelli,  representantes do trade turístico  local  e nacional.De acordo com o presidente do Entur, Sergio Gordilho,  a edição deste ano cresceu 5% em número de participantes em relação a 2012, e conta com 300 expositores, incluindo internacionais como empresas aéreas TAP e Air Europa.Ele acrescentou que a expectativa para o evento é que cerca de 2.500 agentes de viagem visitem a feira e tenham a oportunidade de gerar bons negócios. Gordilho destacou que haverá workshop, seminários e oficinas de capacitação. “É uma oportunidade para todos os envolvidos com o turismo  apresentarem seus produtos”.

Em seu discurso, o secretário Domingos Leonelli ressaltou o pioneirismo do Entur, destacando ser este o primeiro evento de nível nacional a se consolidar na Bahia. Para Leonelli, iniciativa desta natureza fomenta o turismo e movimenta o mercado nacional, “que é muito importante para a economia, sobretudo por ocasião das crises internacionais, quando o turismo é movimentado pelos próprios brasileiros”.

Paralelo ao Entur, ocorre a 2ª edição do Bahiabizzhotel & Food, feira de fornecedores de hotelaria e alimentação. De acordo com José Manuel Garrido, presidente da ABIH-Bahia, entidade responsável pela organização da feira, é a oportunidade da rede hoteleira conhecer e adquirir os equipamentos, movimentando a economia local, além de participar das palestras voltadas para o segmento. A perspectiva, segundo o presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – capítulo Bahia), José Manoel Garrido, é que essa segunda edição da BahiaBizz gere um incremento de negócios em torno de R$ 1.5 milhões já que a feira possibilitará a negociação de equipamentos e serviços diretamente e localmente. Na abertura, que contou com presença de autoridades do Estado e do Município e de representantes do trade turístico da Bahia, foi ressaltado o caráter pioneiro, inovador e a importância dos dois eventos para o desenvolvimento do Turismo e da Hotelaria. A feira teve um crescimento de mais de 300% este ano com fornecedores e expositores de todo o País, entre os mais variados segmentos voltados ao turismo e à hotelaria.

Segundo o secretário o Turismo na Bahia está retomando sua vitalidade e citou como prova números como o aumento de desembarques no Estado, que de 10 milhões entre 2001 a 2006 pulou para 18 milhões, entre 2007 e 2013. Mencionou também o aumento das linhas de crédito para o setor de Turismo que este ano, somente via Banco do Nordeste, chegarão a R$ 300 milhões para a Bahia. Acrescentou que o sucesso da BahiaBizz e do Entur são reflexos das boas perspectivas para o segmento em geral.

O presidente da ABIH, José Manoel Garrido destacou ainda a importância do Seminário que será realizado durante o evento, dirigido para os profissionais da hotelaria em geral, e que começa nesta quinta, a partir das 16h com a palestra ‘Marketing Hoteleiro, como captar novos clientes’, ministrada pelo espanhol Ignácio Amigó, professor e consultor espanhol. Prossegue às 17h com a palestra ‘Vendas e Reservas On Line das OTA’s (Online Travel Agencies)’, com o executivo Marco Sobrinho, Senior Account Manager Hotels da Booking.com, que falará sobre a importância das OTA’s, que hoje são responsáveis por 65% das reservas de hotel no País. Amanhã, 23, também às 16h será a vez da palestra ‘Gerenciamento de Reputação – A origem e como administrar os conflitos’, ministrada pelo expert em hotelaria Marco Jorge, atual Territory Manager da Trip Advisor America Latina, maior e mais consultado guia de viagens on line do mundo.

Outro expositor que está animado com o encontro é Luiz Augusto, da Shalom Tour, que trouxe 30 agentes de viagem de Aracaju e vai fazer uma oficina de capacitação, onde apresentará as novidades das Serras Gaúchas, como  Snowland,  maior parque de neve das Américas, com 7 mil metros e previsão de inauguração no final deste ano.

Sinéia Coelho, de Salvador

Receba nossas newsletters