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Destinos / Fotos

México visa atingir 300 mil brasileiros em 2012 com foco no luxo

Diana Pomar, diretora da CPTM entre Armando Arriazola, cônsul do México e sua esposa

Diana Pomar, diretora da CPTM entre Armando Arriazola, cônsul do México e sua esposa


Na noite desta segunda-feira, dia 20, o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) divulgou os atrativos de luxo do país para cerca de 30 profissionais focados neste segmento. O objetivo é mostrar que o destino vai além de que sol e praia. “Temos muita coisa relacionada a golfe, pesca e cultura ligados a este segmento. Queremos tirar este estigma de ser somente sol e praia no México”, disse a diretora do órgão no Brasil, Diana Pomar.

O CPTM quer ampliar o leque de destinos divulgando as “Rutas de México”, com roteiros como “A cultura do vinho e o aquário do Mundo”, “O Mistério e a Origem dos Mayas”, “Tarahumaras milenários” e “A arte do tequila e a música sob o sol”. “Queremos mais do Brasil no México e mais do México no Brasil”, ressaltou a diretora.

Em 2011 o México recebeu 196 mil brasileiros, o que representou um aumento de 68% em relação ao ano anterior. A meta para 2012 é manter o avanço na casa dos 60% e atingir 300 mil brasileiros, o que tornaria o Brasil o maior mercado da América do Sul para o destino, ultrapassando a Argentina.

“Até o mês de maio, recebemos 108 mil brasileiros, um crescimento de 69% no acumulado do ano. Esperamos manter este nível também neste segundo semestre”, anunciou. E completou: “O Brasil é o mercado que mais cresce entre os emergentes e por isso temos aumentado o nosso investimento no país.”

Diana credita três fatores fundamentais para este crescimento. O primeiro é o aumento no número de ligações diretas entre os dois países. Além das sete ligações semanais da Aeromexico, a Tam possui uma frequência para o País desde outubro. A Copa Airlines também aumentou as suas ligações aéreas com o México a partir da Cidade do Panamá, que permite boas conexões com os voos do Brasil. “Temos também os fretamentos em conjunto com as operadoras”, lembrou.

Outro ponto é referente o visto eletrônico para os brasileiros, medida que está em vigor desde 2010. Um dos primeiros passos para facilitar o trânsito de passageiros do Brasil foi a dispensa do visto para viagens com até seis meses de duração. Desde o fim do ano passado é possível obter, por meio do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE), uma autorização válida por 30 dias para a entrada no país, que pode ser solicitada nos sites da Embaixada do México e dos consulados do Brasil. O SAE é gratuito e válido para as viagens de turismo e negócios nas companhias aéreas que já aderiram ao sistema (Aeromexico, Taca e Copa Airlines).

A diretora lembrou também que o México quer estimular o turismo de compras no país. O governo local acaba de instituir um programa de tax free, que prevê a devolução de impostos nas compras de turistas. A medida é valida para aquisições acima de US$ 120 e as instruções estão no site www.taxback.com.mx. Para isso, o turista precisa apresentar as notas fiscais, passaporte e documento migratório. Para valores acima de 5 mil pesos mexicanos será necessário também apresentar as mercadorias nos postos localizados no aeroporto. “Estamos também divulgando outros atrativos do México, além do sol e praia. Somos um destino completo, que tem mais de três mil anos de história, arqueologia, gastronomia e cultura”, contou.

Para ajudar ainda mais os agentes, desde o último dia 15 de julho está no ar o Expert em México (www.expertemmexico.com), programa de treinamento online voltado para agentes de viagens do Brasil. O site faz parte da estratégia de promoção do destino e de capacitação dos profissionais brasileiros. O programa conta com 12 módulos e ao final o agente recebe um certificado do governo mexicano como “Expert em México”.

“Até o final do ano pretendemos treinar cinco mil agentes de viagens, tanto de forma online, como pessoalmente. Teremos treinamentos durante a Avirrp, Braztoa e Abav e até maio já capacitamos 2,2  mil profissionais”, disse a diretora da CPTM no Brasil, Diana Pomar. “Os primeiros quatro módulos abordam os atrativos e destinos que mais agradam os brasileiros no México”, complementou.

Um evento semelhante a este de promoção será realizado no próximo mês em São Paulo, ainda sem data e local definidos. “Eles terão a oportunidade de conhecer as outras possibilidades que o destino oferece”, confirmou. 

No que se refere a feiras, Diana Pomar antecipou que o México vai ter estande na Feira das Américas/Abav e vai divulgar destinos como Acapulco, Cancún, Riviera Maya, Los Cabos, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit. Durante a Braztoa, as facilidades de ingresso no país terão destaque.

O México tem mais de três mil anos de história; é uma das nações com maior biodiversidade do mundo; ocupa o primeiro lugar em reservas arqueológicas com mais de 30 mil sítios e tem mais de 110 mil monumentos históricos. Estes são apenas alguns dos seus atrativos e vale ressaltar que o destino é o sexto país com maior número de declarações de Patrimônio da Humanidade, inclusive sua gastronomia, ocupa o primeiro lugar em quantidade de Spa’s e é o segundo destino no turismo de luxo.

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