Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

No lançamento do Festuris inclusão social é destaque

Lançamento contou com a presença de autoridades

Lançamento contou com a presença de autoridades

Reconhecida como uma das mais importantes feiras de “business to business” para o turismo na América do Sul, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) chega a sua 24ª edição consolidado também pela reflexão em torno de temas de relevância para o mercado, como a necessidade de inclusão social. Ao desenvolver os salões de Acessibilidade e GLS, o evento permite que o trade conheça as novidades desses setores e busque a excelência no atendimento. “Não são apenas espaços de negócios. São causas que o evento assumiu para sensibilizar os empresários sobre a urgência da adaptação para suprir essa demanda”, ressaltou a diretora do Festuris Marta Rossi, durante o lançamento oficial do evento, realizado esta noite (09/10), no Hotel Embaixador, no Centro de Porto Alegre.

O lançamento desta edição do Festuris é o Salão de Acessibilidade, considerado um setor deficiente e que pede medidas urgentes para receber os turistas no Brasil. “Estamos às portas de grandes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas a preparação de hotéis e espaços públicos e privados ainda deixa muito a desejar”, afirmou Marta. A estimativa é de que no Brasil existam cerca de 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, sem considerar idosos, gestantes e crianças.
Segundo ela, a acessibilidade será manifestada já na solenidade de abertura do Festuris – a feira será realizada de 22 a 25 de novembro, no centro de feiras Serra Park, em Gramado –, quando será apresentado o espetáculo do Projeto Cuíca (Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes) de Santa Maria. Além disso, haverá toda uma preocupação com a adequação do evento. “Vamos ter corredores mais amplos, rampas de acesso, cadeiras de rodas motorizadas e um elevador de acesso ao piso superior do Serra Park, onde está a sala de imprensa”, explicou Marta. “Não adianta propormos acessibilidade se não pudermos dar o exemplo”, acrescentou ela, ao lado dos outros dois diretores do evento, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi.

Outra novidade será o Salão GLS, que traz consigo a marca do maior mercado consumidor de turismo mundial. O turista gay gasta, em média, 30% a mais que o convencional, conforme a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abratgls). Além disso, 36% pertencem à classe A e 57% têm nível superior no Brasil. E a tendência se repete em todo o mundo, com um público exigente, que busca diferencial nos lugares que visita.

Já o Salão de Enoturismo será realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e tem a participação do governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Agricultura, e apoio institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Produtores de vinhos finos farão a aposta no mercado do turismo, apresentando seus produtos a compradores nacionais e internacionais. O Festuris contará ainda com os salões Rural, Religioso e Cultural, Ecoturismo e Aventura, Tecnologia e Saúde.

LANÇAMENTO – Cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, participaram do lançamento do Festuris. A solenidade contou com a presença da secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, do secretário de Turismo de Porto Alegre, Raul Mendes da Rocha, e a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS) Rita Vasconcelos, entre outros.

A FEIRA – O Festuris deve reunir 14 mil profissionais de toda a América do Sul, entre empresários, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 40 países, incluindo América do Sul, América do Norte, Ásia e África. A previsão é de ultrapassar 400 estandes e 2 mil marcas expostas. “Apenas no Salão de Enoturismo serão sete estandes, em um total de 70 marcas”, frisou Eduardo Zorzanello. Os organizadores confirmaram que 95% dos espaços do Serra Park já estão
comercializados.

A diretora do festival destacou a importância do evento e projetou que, em cinco anos, o Festuris será a maior feira de negócios turísticos mundiais da América do Sul. “O Brasil é hoje um país que está crescendo, é um destino de interesse e um importante emissivo. Também, cada vez mais, nos propomos a ser um palco de debate do turismo mundial. Buscamos ser profundos em relação à indústria turística”, disse Marta “Não é uma visão ‘rasa’. Acreditamos no papel decisivo que temos perante o setor, pois buscamos criar oportunidades e não somente organizar uma feira”, completou.

A secretária estadual do Turismo. Abgail Pereira, destacou a importância do festival para o crescimento do turismo no Rio Grande do Sul. Ela disse que a cada ano a feira vem se consolidando como o maior evento do turismo do Brasil e discute temas importantes, como a inclusão social. “Esta edição vai tratar da acessibilidade e turismo GLS e mostrar que o turismo pode ser de todos”, declarou a secretária, que representou o governador Tarso Genro no evento.

Os quase 500 convidados prestigiaram o lançamento no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, entre representantes do trade trade, autoridades e imprensa com a organização da feira, comandada pelos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius. Além de ser a abertura oficial da feira, a noite marcou a integração dos participantes com o festival: “Esta noite é uma grande oportunidade para reencontrarmos os grandes amigos do trade turístico, e apresentar-lhes as principais novidades do evento de 2012”, enfatizou Eduardo. Há 40 dias do Festuris, o diretor Marcus Vinícius enalteceu o alto índice de ocupação nos stands da feira: “De todos os eventos já feitos, este é o que atingiu  a maior porcentagem de venda até esta data. Hoje, em torno de 95% dos espaços estão comercializados, o que aumenta ainda mais o  pode de negócios da feira”, ressaltou ele.

Durante a festa de lançamento do Festuris, foram sorteados 30 prêmios, divididos entre trade e agentes de viagem, concedidos pelas seguintes empresas: Feito a Dois, Chocolate Lugano, Versare Hotéis, Hotel Laghetto Viverone, Laghetto Hotéis, Citral Serra, Liga Turismo e Eventos, Pousada Vovó Carolina, Carimã Hotel, Hotel Continental, Vela Branca Resort, Webjet, Serrano Resort Convenções & SPA, Operadora Sanchat Tour, Brocker Turismo, Terra Turismo, New Universe Operadora de Turismo, CLM Operadora Turística, Tambaqui Praia Hotel, Brisamar Hotel, Gol, Wetiga Hotel, Avianca, Upgrade Operadora de Turismo, Jatiúca, TAM, Copa Airlines, Unesul Turismo, UTL Operadora, Sepean Operadora Turística, CVC, Schultz, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Time Brazil Operadora, Barbados, Yellow Bird Hotel, The Crane Resort, Transmundi Viagens Operadora e Tia Iara.

Gustavo Paes, de Porto Alegre

Receba nossas newsletters