Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

São Paulo ganha primeira CIT voltada para público GLS do país (veja fotos)

.

.

São Paulo inaugurou na noite desta segunda-feira (17/05) a primeira Central de Informações Turísticas GLS do Brasil. A unidade foi resultado de uma parceria entre São Paulo Turismo (SPTuris); São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB); Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads) e Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS).

Segundo o presidente da Abrat-GLS; Almir Vieira Nascimento; a principal função do CIT será o direcionamento do público de acordo com suas necessidades. “O mais importante é que possamos passar informações específicas para o segmento e os direcionar para lugares legais e seguros”; disse. Para Nascimento; a criação do CIT é uma conquista para o segmeto GLS e representa principalmente a confiabilidade das informações do destino; já que trata-se de uma parceria com órgãos oficiais da cidade.

A pioneira CIT funciona no Casarão Brasil; um centro de união da comunidade LGBT localizado na Rua Frei Caneca; 1057; e terá dois atendentes bilíngues que estarão a disposição do público. De acordo com Nascimento; além das informações turísticas; o CIT fará pesquisas com os visitantes para que sejam identificadas necessidades. “A intenção é que a partir dessa pesquisa possamos ir atrás das necessidades identificadas para cada vez melhor receber”; informou o presidente. O objetivo da Abrat-GLS é ampliar o projeto e instalar outras CIT’s pelo país.

Capacitações e parcerias – Ao longo de três anos de parceria com o SPCVB já foram treinados cerca de 800 pessoas no Programa Bem Receber voltado para o público LGBT. Já com o Ministério do Turismo (MTur); cerca de 270 pessoas foram treinadas nas cidades de Florianópolis (SC); Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). “Este projeto com o MTur foi um piloto e acredito que outras capacitações desse tipo serão realizadas”; declarou.

O presidente ainda revelou que em junho será assinado um acordo de cooperação com a Embratur para divulgação no exterior do turismo GLS no Brasil. “O objetivo dessa parceria é divulgar o Brasil GLS para o mundo em feiras onde há espaço para o segmento”. O primeiro evento da parceria Embratur – Abrat será na Bélgica durante a Convenção IGLTA. Em 2012; Florianópolis será a cidade sede da Convenção IGLTA. “Este evento foi captado graças a parceria que fizemos com a Santur e a Embratur. Esperamos receber cerca de 400 delegados para o evento”; revelou.

Parada Gay – A 14ª edição da Parada Gay; a maior do mundo; acontecerá no dia 6 de junho e espera reunir mais de 400 mil turistas; número registrado na edição de 2009. “Estamos trabalhando para quebrar nosso próprio recorde. A novidade este ano é que tivemos mais adesões”; disse. Segundo Nascimento; ao longo da semana que antecede a Parada Gay; uma série de eventos relacionados estarão acontecendo na cidade. Em 2009; São Paulo teve uma movimentação em torno de R$ 189 milhões na economia com o evento. De acordo com o presidente; o turista GLS não viaja só em temporada e tem uma renda em média 30% maior que o turista convencional.

 

 

 

Almir Vieira Nascimento

Receba nossas newsletters