
A Abav Nacional reuniu, nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília, dirigentes das Abavs estaduais e a diretoria nacional, bem como Ministério do Turismo e Embratur. O objetivo da entidade foi alinhar alinhar a atuação institucional da entidade, fortalecer o agenciamento de viagens e ampliar a interlocução com o Governo Federal, além de acessar o Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur.
O encontro reuniu lideranças das entidade de todas as regiões do país. “Quando trabalhamos de forma articulada, conseguimos ampliar oportunidades para os associados, gerar novos negócios e fortalecer o posicionamento das agências como protagonistas na cadeia do turismo”, afirmou a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Durante o encontro, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano destacou a atuação das agências no desempenho do turismo brasileiro. “As agências têm papel fundamental na conexão entre destinos, serviços e viajantes e são parte importante dos resultados positivos que o turismo vem apresentando”, disse.
Entre os temas tratados esteve a responsabilidade solidária nas relações de consumo no turismo. Anderson Wilson Sampaio Santos, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, apresentou atualizações sobre o andamento do tema e prestou esclarecimentos aos dirigentes. “O diálogo com o setor é fundamental para avançarmos em soluções equilibradas que garantam segurança jurídica e proteção ao consumidor”, afirmou.
Agenda estratégica e negócios na Abav

O encontro contou com a participação de Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, que apresentou as diretrizes do Plano Brasis, Plano Internacional de Marketing Turístico 2025 a 2027, voltado à promoção internacional, inteligência de mercado e aproximação com parceiros globais.
Durante a programação, a entidade compartilhou novidades previstas para a Abav Expo 2026, incluindo a implementação de um sistema de agendamento estruturado entre agentes de viagens associados e buyers internacionais, voltado à ampliação da geração de negócios e à inserção das agências no mercado internacional.

A agenda incluiu ainda a mostra das iniciativas de qualificação profissional conduzidas pelo Iccabav, Instituto de Capacitação e Certificação da Abav Nacional, com a ampliação de treinamentos, cursos e capacitações voltados à atualização dos agentes de viagens.
Durante o encontro, foram mostrados os dados preliminares do Censo Abav Nacional, estudo que traça um panorama atualizado do agenciamento de viagens no país e subsidia a atuação institucional da entidade junto ao poder público e ao mercado.
A próxima edição do Encontro de Presidentes das Abavs Estaduais e Diretoria Nacional está prevista para ocorrer entre 25 e 28 de abril, no Espírito Santo.







