Os dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) na última semana mostraram um crescimento de 24,8% no faturamento com aéreo nacional no primeiro semestre de 2019, o que em números absolutos representa R$ 444,2 milhões a mais nas vendas das 29 associadas. O número representa 62,1% de todo o crescimento do setor de viagens corporativas.
Apesar de expressivo, este incremento foi mais influenciado pela alta no preço das passagens aéreas do que efetivamente por um aquecimento do setor de viagens corporativas. Em valores absolutos, o setor de viagens corporativas cresceu R$ 715,4 milhões, mas, deste total, estima-se que R$ 239,2 milhões foram decorrentes da alta das passagens aéreas, ou seja, um terço (33,4%) de todo o crescimento nas vendas de associadas.
Considerando apenas o número bilhetes vendidos, o crescimento foi quase quatro vezes menor que o de vendas com o aéreo nacional, chegando a apenas 6,5%. Em números absolutos, passou de 2,84 milhões para 3,03 milhões, 184 mil bilhetes de diferença. Já o tíquete médio do segmento cresceu aproximadamente 17,2%, passando de R$ 629 para R$ 737, muita acima da inflação de 4,67% (IPCA) entre junho de 2018 e junho de 2019.
Se o resultado do aéreo nacional fosse influenciado apenas pelo aumento na venda de bilhetes, o crescimento de faturamento seria de R$ 205 milhões, R$ 239,2 milhões a menos que o registrado. Desconsiderando a inflação, o crescimento seria de R$ 116 milhões, R$ 328,2 milhões menor que o total do segmento.
IMPACTO NO RESULTADO GERAL
Maior fatia do faturamento das associadas Abracorp, o aéreo nacional foi responsável por 40,1% dos R$ 5,56 bilhões em vendas no semestre. Desta forma, a variação do total de faturamento, que chegou a 14,7%, foi fortemente influenciada pela alta das passagens. Em uma projeção, considerando apenas a inflação e o aumento da venda de tíquetes, o crescimento do aéreo nacional seria de apenas 11,5%, o que derrubaria os números do primeiro semestre para baixo dos dois dígitos (9,8%).