Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Anuário Braztoa: Nordeste representa 85,5% dos embarques de 2021

O anuário Braztoa revelou os destinos e atrações mais vendidas pelos associados em 2021.

O anuário Braztoa revelou os destinos e atrações mais vendidas pelos associados em 2021.

LAGES – A Braztoa divulgou nesta sexta-feira (8), o seu anuário de 2022. O estudo revelou que operadoras embarcaram mais de 7 milhões de passageiros no último ano, superando número pré-pandemia. A região Nordeste acabou liderando estes embarques, com 85,5% do total e 67% do faturamento doméstico de 2021.

A segunda região mais visitada foi o Sudeste (4,7%), seguido pelo Sul (6,8%). O Norte e Centro-Oeste ficaram abaixo de 3% do total nacional. Os destinos mais buscados pelos turistas foram Salvador e Praia do Forte, seguidos de Natal, Gramado e São Paulo. Já as atrações e produtos mais vendidos foram os Resorts, praia e o Natal Luz de Gramado.

300 mil brasileiros no exterior em 2021

disney 2

Os destinos mais buscados foram Cancún, Cairo, Miami e a atração mais visitada foi a Disney, mesmo com todas as restrições sanitárias que vigoraram em 2021

Já nos embarques internacionais, cerca de 300 mil brasileiros foram para o exterior em 2021. A América Central teve o melhor desempenho com 35,5% dos passageiros embarcados, enquanto a Europa ficou em segundo lugar, com 12,8% dos embarques. Os destinos mais buscados foram Cancún, Cairo, Miami e a atração mais visitada foi a Disney, mesmo com todas as restrições sanitárias que vigoraram em 2021.

As viagens doméstica tiveram um destaque muito grande. Muitas operadoras precisaram olhar pro mercado nacional e explorar novos destinos. Mas faltavam produtos. O público também mudou e tivemos que adaptar para atender os novos clientes e seus anseios. Os operadores refizeram suas estruturas, mudaram sua forma de trabalhar e a demanda está aumentando.

Segundo Marina Figueiredo, Vice Presidente da Braztoa, o desafio agora é manter os turistas aqui no Brasil e os números possam continuar crescendo mesmo com as fronteiras voltando a abrir. “Precisamos desenvolver produtos e estratégias para continuar fortalecendo este turismo doméstico mesmo depois das reaberturas das fronteiras”, afirmou a VP.

* O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção da GTA.

Receba nossas newsletters