Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Curiosidades / Destinos / Turismo em Dados

Braztoa: 86% das operadoras realizaram vendas em novembro

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

O novo levantamento mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) revelou que 86% das operadoras associadas realizaram vendas em novembro, uma queda com relação aos 92% registrados em outubro. As vendas vinha em constante evolução desde abril, mês no qual este índice foi de 46%. Os dados correspondem a comercialização e gestão dos associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.

“A cada mês, os números do setor de turismo se moldam como um retrato fiel do cenário da evolução da pandemia, mas dependem de outros fatores importantes para a sua consolidação, como o árduo trabalho das empresas e entidades em busca de conscientização coletiva e alternativas que garantam sua sobrevivência e sustentabilidade em meio à crise. Quando o assunto é volume de vendas, uma melhora importante”, informou a associação.

Número de empresas cujo faturamento ainda é 90% menor do que em 2019 caiu para 24% (em outubro era 35%)

Isto porque, segundo a associação, o número de empresas cujo faturamento ainda é 90% menor do que em 2019 caiu para 24% (em outubro era 35%). Já 26% das operadoras apontaram um faturamento equivalente a 50 a 100% se comparado a novembro de 2019, enquanto as empresas que faturaram entre 11 e 50% ficaram em 38%.

Pelo terceiro mês consecutivo, a tendência de aquisição de viagens com maior antecedência permanece. Os embarques para o primeiro semestre de 2021 lideraram as vendas em novembro (apontado por 73% das empresas), já as viagens que acontecerão no segundo semestre de 2021 fizeram parte da comercialização de 36% das operadoras.

“Mas o penúltimo mês do ano, que antecede o auge da alta temporada também foi marcado por um considerável volume de comercialização de viagens que acontecerão ainda em dezembro de 2020 (61%) e, também, pelas vendas de última hora, cujas viagens aconteceram no próprio período do levantamento (indicado por 45% das empresas)”, informou a Braztoa.

Ainda segundo a Braztoa, “estes índices podem ter motivação no aumento da confiança nos protocolos adotados pelos empreendimentos, destinos e profissionais do setor. Mas paralelamente, há um esforço de todo o setor na sensibilização do cidadão quanto a sua própria responsabilidade na adoção de medidas como uso constante da máscara, do álcool em gel e da manutenção do distanciamento”.

Destinos que se destacam nas vendas

Praia de Boa Viagem, uma das principais de Recife

Nordeste se destacou, fazendo parte das vendas da maior parte das operadoras

Mais uma vez, a região Nordeste se destacou, fazendo parte das vendas da maior parte das operadoras. A região Sul aparece em segundo lugar, seguida do Sudeste. As regiões Norte e Centro-Oeste figuram em quarto e quinto lugares, respectivamente. Entre os destinos nacionais mais comercializados em novembro, destacam-se Bahia, Pernambuco, Ceará, Serras Gaúchas – com destaque para Gramado, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

No internacional, o México, com destaque para Cancún, e República Dominicana, também com Cancún, asseguraram a preferência pela região do Caribe. Na América do Sul, o Chile lidera, seguido pela Argentina. Já no continente Asiático, Maldivas e Dubai se destacam. Estados Unidos e Portugal também aparecem no ranking.

Receba nossas newsletters