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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Braztoa: viagens de Carnaval representam menos de 10% das vendas em janeiro

Expectativa da Inframerica é que 270 mil passageiros passem pelo aeroporto de Brasília no feriado

Expectativa da Inframerica é que 270 mil passageiros passem pelo aeroporto de Brasília no feriado

Um estudo divulgado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que representa cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, revelou que, para 76% das empresas associadas, o Carnaval representou menos de 10% das vendas do mês de janeiro. Já para 16%, a data comemorativa representou de 11 a 25% do faturamento do período.

De acordo com a Braztoa, o resultado mostra que comercialização de viagens para o Carnaval 2021  foi duramente impactada. “Motivos não faltam. 97% das empresas consultadas disseram que o agravamento da crise gerada pela segunda onda de contágio foi fator primordial de impacto nas vendas. Para 71% das pesquisadas, a definição tardia da manutenção do feriado também contribuiu para que o período não representasse volume expressivo na comercialização das operadoras”.

Entre os destinos mais vendidos no primeiro mês do ano, destaca-se o Nordeste, com Bahia, Ceará e Pernambuco, seguido pelo Sudeste, com Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Já no internacional, Cancun, Punta Cana e Maldivas se destacam.

Expectativas

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, lamentou a expectativa criada para o período de Carnaval, que acabou não acontecendo

Para quase metade das pesquisadas (48%) as vendas gerais para o Carnaval não alcançarão 50% dos números de 2020. Para 47% das operadoras, o faturamento do primeiro semestre de 2021 não atingirá 50% em comparação com o mesmo período pré-pandemia (leve evolução, já que, em dezembro, 59% das empresas esperava esse resultado). Já em relação ao segundo semestre deste ano, o número de empresas que espera um faturamento que não chegue a 50% apresenta pequena melhora e cai para 34% (em dezembro, 48% das empresas apontaram essa possibilidade).

Quase metade (45%) das operadoras acredita que o início da campanha de vacinação já tenha trazido algum impacto em consultas e reservas, mesmo as de longo prazo. Quando o tema refere-se às vendas efetivas, esse percentual cai para 29%.

“O cancelamento do Carnaval tem um impacto enorme em todo o setor. Mesmo com a pandemia, havia uma grande expectativa de viagens para o período, mas essa possibilidade não se concretizou”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa. “Ressaltamos que os protocolos, adotados pelas empresas do setor e por todos os cidadãos, devem continuar sendo seguidos e que, agora, eles ganham a vacinação como importante aliada, como um excelente complemento ao conjunto de ações que propiciam um cenário no qual as pessoas se sintam cada vez mais seguras para realizar suas viagens, seja para um momento próximo ou para o segundo semestre. Existem muitas promoções e excelentes oportunidades para quem quer se planejar com antecedência e as operadoras estão preparadas para dar toda informação e suporte necessários. Os desafios persistem, mas com união e resiliência, vamos passo a passo reconstruir nosso setor, tornando-o cada vez mais diversificado e inspirador”.

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