Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Capacitações e união operacional marcam 2020 da Abav-SP e Aviesp

Fernando Santos e Marcos Lucas, presidente da Abav-SP e da Aviesp

Fernando Santos e Marcos Lucas, presidente da Abav-SP e da Aviesp

Abav-SP e Aviesp fizeram um balanço de suas ações em 2020. Entre os destaques está o início da união operacional das entidades e uma série de capacitações realizadas durante a pandemia da Covid-19. Além disso, atuou no papel de porta-voz das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais.

Entre os fatos importantes, vale ressaltar a união operacional e de fornecedores; unificação das redes sociais das duas associações; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e o Movimento Supera Turismo; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; mudança da Aviesp Expo presencial para o evento híbrido Abav Collab; participação na Black Friday de Viagens da Abav Nacional; ações exclusivas para associados com DMarcelo Oliveira, assessor jurídico de diversas entidades do setor; e vitória inédita com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviços reclamado.

Foram realizadas 32 lives, publicadas no YouTube e Instagram, sendo 22 conteúdos da “Hora do Agente”, com apresentações de especialistas do setor de turismo, jurídico e marketing, e dez do “Papo com Agente”, conduzidos pelos presidentes das organizações e com convidados especiais. Os encontros renderam mais de 20 mil visualizações, com assuntos que se destacaram como home office mais produtivo, dicas sobre LinkedIn, diferencial do agente de viagens, insights de redes sociais em tempos de crise, como alavancar seu negócio com o Google, perfil do consumidor pós covid-19, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), saúde financeira e emocional, entre outros tópicos.

Em novembro, as instituições realizaram a 6ª Convenção Abav-SP e Aviesp, com o tema “Reinvente-se – Renove ideais e faça acontecer”. O evento, em formato on-line, contou com debates sobre o cenário atual. “Adotamos um atendimento personalizado e atento às demandas específicas de cada associado. Sabemos que o agente de viagens é único e precisa de apoio diferenciado. Nenhuma pessoa imaginou que um vírus iria derrubar todos os planejamentos deste ano. Por conta da covid-19, trabalhamos diariamente para ajudar o setor e nos preocupamos em trazer capacitações que discutiram temas amplos, desde a parte financeira, marketing e dúvidas jurídicas, até mesmo os pilares emocionais”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP.

Para Marcos Lucas, presidente da Aviesp, esse ano deixou ainda mais clara a importância das associações. “O Turismo foi muito impactado pelo coronavírus. Isto nos uniu e fortalecidos,  trabalhamos com negociações intensas e interseções junto a companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, que estavam dificultando a remarcação ou cancelamento de passageiros que se negavam a embarcar, além de pleitos junto ao Governo Federal, culminando em leis que garantiram regras claras para os serviços turísticos no mercado; o apoio às convenções coletivas; e todas as lives e webinars realizadas nos últimos meses. Para 2021, acredito em uma retomada gradativa e vejo muito trabalho a ser realizado em favor da categoria”, ressalta.

 

Receba nossas newsletters