Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Serviços

CVC Corp terá negros em 20% dos cargos de liderança até 2030

Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, durante o lançamento do REprograma

Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, durante o lançamento do REprograma

A CVC Corp lançou nesta segunda-feira (24) o “Reprograma CVC”, projeto que incluirá sustentabilidade e diversidade entre os pilares do desenvolvimento da companhia nos próximos anos. O programa inclui metas como a de criar um ‘Padrão CVC Corp de Sustentabilidade’, promovendo a preservação ambiental e cultural dos destinos e criando um padrão de turismo sustentável.

No pilar da diversidade, a companhia anunciou o compromisso de ter negros em pelo menos 20% dos cargos de liderança até 2030, além de contar com 50% do quadro de colaboradores representante a diversidade. O novo posicionamento marca a adesão da companhia ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sustentabilidade é uma das nossas prioridades estratégicas e, como protagonista do setor, a CVC Corp se posiciona em relação ao ESG, para fazer gestão do tema em seus negócios e trazer reflexões à toda cadeia produtiva nesta jornada. Nosso objetivo é contribuir para as gerações futuras e posicionar o turismo como uma atividade que estimula empregos, bem-estar social e desenvolvimento econômico sustentável”, explica Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.

A meta de atingir 20% dos cargos de liderança ocupados por negros foi anunciada pela empresária e conselheira da companhia, Rachel Maia. “50% dos colaboradores representarão a diversidade e 20% da liderança até 2030 serão negros, pessoas que representam o nosso país. Estou muito feliz em fazer parte deste conselho”, afirmou Rachel Maia. Além da raça, o pilar da diversidade engloba a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), gênero, com mais representatividade feminina em cargos de liderança e mais representatividade LGBTQI+ nos quadros da empresa

Rachel Maia, durante a apresentação.

Rachel Maia, durante a apresentação.

O Reprograma é resultado de quase um ano de estudos de tendências, cenários globais e das externalidades do turismo coordenado pela consultoria Ideia Sustentável, que há mais de 20 anos contribuiu para construção e implementação de estratégias de sustentabilidade no negócio de mais de 200 empresas.

Até 2023, a CVC Corp vai promover um aumento de no mínimo 10% no número de negros no quadro de colaboradores. Já a partir de 2022, a CVC Corp pretende engajar diferentes partes interessadas por meio do Projeto Viagem Sustentável, que promoverá uma série de mudanças nos processos internos da companhia, refletindo diretamente nos roteiros de turismo.

“Hoje tornamos públicos os nossos compromissos até 2030 em sustentabilidade, que ao longo deste percurso terá ações de ponta a ponta, ou seja, da origem ao destino. Como um dos principais players do turismo no Brasil e, considerando nosso papel de intermediário e importante incentivador do ecossistema de turismo, nossa ambição é que o REprograma CVC Corp não seja apenas um movimento dentro da companhia, na forma como revisaremos nossos processos norteados pela sustentabilidade, mas que também possa inspirar e mobilizar todos os agentes da cadeia produtiva – nos segmentos de transporte, hotelaria, turismo receptivo e distribuição”, explica Andrade.

CONFIRA ABAIXO O VÍDEO DO MANIFESTO DO REPROGRAMA CVC

“Nossa intenção é encorajar boas práticas, envolvendo desde os nossos colaboradores até nossos fornecedores, lojas franqueadas e clientes. Com o REprograma CVC Corp, queremos promover uma nova forma de pensar em turismo, mais consciente e respeitoso às pessoas e ao meio ambiente, em um percurso longo e gradativo”, diz Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade. A executiva também reforça que a companhia investe em cultura organizacional para a sustentabilidade com o lançamento da Trilha de Aprendizagem em ESG, oferecida aos seus mais de 2 mil colaboradores pela universidade corporativa cvccorp.edu, assim como a criação do Comitê de Diversidade formado por funcionários da companhia e Grupos de Trabalhos em Sustentabilidade, com cerca de 60 representantes de todas as áreas.

OS QUATRO REs DO REPROGRAMA CVC

Reduzir pegada tem como objetivo de futuro a redução da poluição, da pegada de carbono e a melhor utilização dos recursos naturais, por meio da conscientização de stakeholders e das melhores práticas de viagem, ao longo da cadeia de valor. Uma das ações criadas para promover essa melhor gestão ambiental é o Padrão CVC de Sustentabilidade, que definirá boas práticas para serem implantadas na operação interna da companhia e, no futuro, compartilhadas com suas Franquias e parceiros de negócios, como Receptivos e Operadores de Turismo (hotelaria, locadoras, etc.), com o objetivo de reduzir impactos adversos e ampliar impactos positivos.

Regenerar destinos e comunidades tem como foco o respeito, a valorização, a conservação e a regeneração da biodiversidade. Também visa a geração de valor econômico por meio da valorização da vocação local dos destinos e de relações prósperas, justas e decentes com as comunidades anfitriãs. Isso se dará por meio da criação do Instituto CVC, que atuará em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros, e do estímulo ao turismo de impacto positivo, que, na visão de futuro da companhia, irá promover uma experiência de viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente e que valoriza a cultura e o patrimônio local, ressignificando a relação entre o cliente e o destino.

Respeitar diversidades visa promover a não-discriminação e a valorização de um ambiente mais plural e diverso, com foco especial para a ampliação da diversidade na companhia.  Inclusão e acessibilidade também contemplam essa diretriz, que ainda traz oportunidades para ampliar a valorização da riqueza da multiculturalidade e dos patrimônios nos locais e comunidades com as quais a companhia mantém relacionamento. Para dar início a essa jornada, a CVC Corp está lançando o seu Programa Interno de Diversidade, com metas já traçadas até 2023.

Reeducar públicos é como a companhia pretende atuar para sensibilizar, conscientizar e engajar parceiros, clientes, comunidades e colaboradores na jornada por um turismo mais sustentável. Disseminando os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável de forma transparente, apropriada e empática a cada público. A companhia já inicia engajando de forma direta dois desses públicos: os colaboradores, com uma Trilha de Aprendizagem em Sustentabilidade e outra específica de Diversidade, ambas disponibilizadas online na Universidade Corporativa; e os clientes, com o lançamento do Guia do Viajante Consciente.

Essas 4 diretrizes estratégicas do REprograma CVC Corp endereçam 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e para o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU (plano de ação global para transformar radicalmente o futuro das pessoas e do planeta), possibilitando criar valor compartilhado, gerar impacto social positivo, valor financeiro e, principalmente, ser factível.

METAS DO REPROGRAMA

METAS DO REPROGRAMA

Receba nossas newsletters