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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

CVC divulga nota oficial sobre ações para ‘manter protagonismo do mercado’

Marcas da CVC Corp passam a oferecer o novo produto

CVC faz um balanço das ações para 2021

A CVC Corp divulgou um comunicado ao mercado sobre 2020, o que classificou como o ano mais desafisador da história, e sobre a implementação de diversas ações para manter “o protagonismo na retomada do mercado de turismo, além de preparar as bases para o crescimento futuro da companhia”. A nota oficial foi divulgada nesta sexta-feira (26), no mesmo momento em que a empresa revelou os resultados do ano de 2020.

Íntegra

“Ao longo do ano de 2020, tomamos ações importantes para preservar as operações da Companhia e reforçar as bases para geração de valor futuro. Dentre elas, destacamos: Mudança na gestão e reorganização do comitê executivo Em 1o de abril de 2020, o Sr. Leonel Dias de Andrade Neto tomou posse como Diretor Presidente da CVC Corp. A partir de sua chegada, houve uma reorganização das áreas do negócio e a criação de unidades de negócios:

Unidades de negócios

  • B2C: que compreende as marcas CVC, CVC.com, Submarino Viagens e Experimento
  • B2B: que compreende as marcas RexturAdvance, Esferatur, Trend, VHC e Visual Argentina: Ola, Bibam e Almundo

Suporte a negócios e clientes:

  • Produtos: que engloba produtos terrestres, aéreo e internacional
  • Clientes: que engloba as áreas de CRM, pricing e revenue management e qualidade
  • Desenvolvimento de Negócios: que engloba planejamento estratégico e novas receitas/negócios

 Áreas corporativas:

  • Finanças e RI
  • RH e Sustentabilidade
  • TI
  • Operações
  • Governança e Compliance

Implantação de novo modelo de governança

A governança corporativa faz parte da nova cultura e estratégia da CVC Corp. Em 2020, foi lançado um programa de transformação de governança e Compliance, um projeto contínuo e duradouro e com suporte das melhores referências de mercado. O programa de transformação conta com comprometimento da liderança e está pautado pelo Novo Mercado e CBGC (Código Brasileiro de Governança Corporativa), melhores práticas de governança corporativa e controles, gerenciamento de risco e auditoria interna.

Capitalização

O processo de capitalização, iniciado em 9 de julho de 2020, chegou ao fim com sucesso, totalizando aproximadamente R$ 665,6 milhões. A primeira fase desse processo foi encerrada em setembro de 2020 e totalizou R$ 301,7 milhões, com a integralização de 100% do total proposto. Em uma segunda etapa, concluída agora em fevereiro e comunicada hoje ao mercado, resultou em um aumento adicional de capital de R$ 363,9 milhões, totalizando 90,7% do total de bônus de subscrição disponíveis.

Renegociação de dívidas e revisão do rating

Em 19 de novembro de 2020, a Companhia concluiu a renegociação das suas dívidas. Esse processo de renegociação iniciou-se em julho, com o pedido de waivers pelo atraso nas publicações das demonstrações financeiras da companhia. Como resultado da renegociação, houve alteração das taxas de juros, adequação de vencimento e curva de obrigações financeiras (covenants) à nova realidade da retomada do setor.

Aprovação de plano de incentivo de longo prazo

Em 16 de dezembro de 2020, foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária um novo plano de incentivo de longo prazo baseado em ações (“ILP 2020”). O ILP 2020 busca alinhar os interesses dos acionistas da Companhia aos dos empregados e administradores que sejam considerados executivoschave e que sejam indicados pelo Conselho de Administração como beneficiários do ILP 2020 no êxito e na consecução dos objetivos sociais da Companhia e de suas controladas; e possibilitar à Companhia atrair e manter os participantes desse plano.

Estratégia e iniciativas para liderar a retomada dos negócios

Após o impacto inicial da pandemia nas vendas e embarques, observada a partir do final do primeiro trimestre de 2020, a retomada dos negócios no Brasil se iniciou a partir do terceiro trimestre, principalmente impulsionada pelo turismo de lazer doméstico brasileiro. O turismo internacional está voltando mais lentamente em função de restrições importantes para entrada de estrangeiros em diversos países e redução significativa dos eventos, conferências e outras atividades de negócios.

Estamos muito bem posicionados e preparados para atender aos nossos clientes, mesmo num momento de muitas incertezas. Somos uma empresa sólida financeiramente, mantivemos nossa capacidade operacional intacta e principalmente, a confiança de todo o ecossistema de turismo e dos nossos clientes

Estamos muito bem posicionados e preparados para atender aos nossos clientes, mesmo num momento de muitas incertezas. Somos uma empresa sólida financeiramente, mantivemos nossa capacidade operacional intacta e principalmente, a confiança de todo o ecossistema de turismo e dos nossos clientes.

Continuamos prestando assistência aos clientes que necessitam remarcar ou reagendar suas viagens que foram suspensas durante a pandemia, bem como desenvolvendo novos produtos, serviços e destinos, ampliando as opções de viagens e aproximando as pessoas dos seus sonhos, eternizando memórias. Nossa atuação está baseada em três frentes: Alavancar fortalezas, revisar e eliminar fraquezas e finalmente, desenvolvimento de novas iniciativas.

Alavancar fortalezas

  • Management: A companhia renovou seu corpo de diretores executivos mesclando profissionais com profundo conhecimento do mercado de turismo e profissionais que possuem experiência em diferentes indústrias, principalmente serviços financeiros e varejo;
  • B2C: Nossa rede de franqueados com mais de 1.200 lojas, umas das maiores redes do país, receberá investimentos em digitalização e experiência do cliente.
  • Poder da marca CVC: Buscando ampliar sinergias entre seus negócios, através de marcas fortes e reconhecidas, a marca CVC, indicada como a marca mais valiosa do turismo segundo o estudo Interbrand1, será modernizada e as demais marcas irão remeter para CVC. No B2B, iremos consolidar os negócios ao longo de 2021 em uma única marca: RexturAdvance.
  • B2B: forte liderança neste segmento, estamos unificando as operações e marcas, buscando sinergias na atuação comercial, cross selling e maior eficiência operacional.
  • Gestão de margem: continuaremos com bastante foco em serviços diferenciados, gestão de mix e preços para o atingimento de um melhor balanceamento entre volumes e margens, e que sejam sustentáveis ao longo do tempo. Adicionalmente, estamos expandindo nossa capilaridade no mercado hoteleiro e com os novos acordos, atingimos a marca de 5.219 hotéis nacionais (7% a mais do que em 2019) e aumentando em 59% o número de hotéis boutique, para 119.
  • Gestão de crédito: em 2020, fizemos uma transformação do ciclo do crédito, com mudanças nas políticas de crédito, modelos de análise e risco, e processo de cobrança, principalmente com investimentos em tecnologia.

Revisar e eliminar fraquezas: foco na revisão e melhoria de áreas relevantes

  • Transformação Digital: estamos desenvolvendo nossas plataformas com foco na jornada do cliente, omnicanalidade e eficiência. Esta é uma jornada de longo prazo, e ao longo de 2021 já teremos entregas importantes como um novo app e maior integração das plataformas do mundo físico e virtual.
  • Unificação de Plataforma: proporcionada através do projeto MAPA, a unificação de plataformas irá integrar nossos canais de vendas e relacionamento com clientes, além de suportar eficiência operacional através da unificação de backoffices, ao longo dos próximos 3 anos.
  • Operações: atuação prioritária no suporte às remarcações em embarques postergados na pandemia, unificação dos BackOffice, qualidade e suporte aos clientes.
  • Governança e Compliance: com suporte de especialistas de mercado, estamos implementando um extenso programa de transformação em governança e compliance, com criação de área de auditoria interna, reforços em controles internos, nova equipe dedicada e outras atividades.
  • Clientes: estamos nos tornando uma empresa ainda mais centrada no relacionamento com os clientes. Para isto, muito foco e energia estão sendo direcionados para desenvolver um profundo conhecimento do turista, por meio de investimentos em dados e analytics. Isso permitirá uma oferta de produtos selecionados e segmentados para cada perfil.
  • Precificação Dinâmica: estamos em uma jornada de melhoria nos modelos de precificação dinâmica baseada em inteligência artificial e algoritmos.
  • Parcerias com programas de bancos: já somos um grande parceiro de turismo para os programas de fidelidade dos maiores bancos. A expansão deste negócio se dará através de uma plataforma modular e escalável.
  • Argentina: buscamos sinergias operacionais e reduções de custo, reduzindo necessidade de caixa em um mercado com expectativa de recuperação mais lenta.

Novas iniciativas

Oportunidades adicionais de fortalecimento do  negócio e focadas em relacionamento com clientes, expansão em mercados de alto crescimento e incremento de valor agregado.

  • VHC Hospitality: atuando no segmento de aluguéis de curta duração, a VHC – Vacation Home Collection, empresa subsidiária da Trend, cujo controle foi adquirido em março/2019 tem alto potencial de crescimento com foco nos EUA, Brasil, Caribe, Portugal e Espanha. Está em um mercado de crescimento acelerado, bastante fragmentado e que se mostrou muito resiliente durante a pandemia.
  • Programa de Fidelidade: lançaremos um programa completo e 100% focado em viagens. O primeiro passo foi dado com o lançamento do cartão co-branded no início de 2021
  • Agente Autônomo de Turismo: esse programa irá permitir a conexão de agentes especializados em turismo ao nosso portfólio de produtos, com a inclusão de serviços adicionais facilitando e potencializando as oportunidades, como CRM e outras funcionalidades
  • Marketplace Temático: sendo uma das maiores forças no ecossistema do turismo, lançaremos uma plataforma de produtos temáticos, conectada a conceitos de inclusão social e sustentabilidade.
  • Programa de sustentabilidade do Turismo: um compromisso da CVC Corp é lançar um programa referência em sustentabilidade no segmento, centrada no conceito de uma viagem mais sustentável e consciente de ponto a ponto, contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento igualmente sustentável de regiões turísticas em todo o Brasil. A iniciativa também envolverá Diversidade”.
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