Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Desemprego atinge índices maiores nas agências de turismo em 2016

O setor de Viagens e Turismo sofre também com o aumento da taxa de desemprego. Em janeiro e fevereiro deste ano foram fechados 1.178 empregos formais nas Agências de Turismo do Brasil, o que representa 1,8% do total de vagas do setor. Esse foi o pior primeiro bimestre da série de dados desde 2009 e também o segundo pior bimestre (geral) da série, perdendo apenas para o último bimestre de 2015, quando foram encerradas 1.291 vagas.

Esses dados foram apontados no estudo Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2015, realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

Neste ano ainda, na região Sudeste, foram fechadas 685 vagas, o que representa 2% do total de empregos do setor na região. Em São Paulo, foram fechadas 441 vagas, representando uma queda de 2% no total de empregos do setor no Estado. Ao longo de 2015 houve uma redução de 4,5 mil vagas – 6,4% sobre o total do setor -, número decrescente desde 2013.

Já na área de vendas, a queda em 2015, comparando com 2014, chegou a 12,8%, com perda em todos os segmentos: pacotes turísticos, passagens aéreas, hospedagens, locações de veículos, cruzeiros marítimos e seguros de viagens.

Receba nossas newsletters