Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Economia mudou consumo corporativo, segundo Abracorp

Executivos da entidade durante apresentação da Pesquisa de Vendas 2014

Executivos da entidade durante apresentação da Pesquisa de Vendas 2014


A retração da economia modificou o perfil do consumo corporativo, segundo o presidente da Abracorp, Edmar Bull. “A retração econômica trouxe ao mercado um  novo perfil de consumo que dispensou a contratação de diárias de hotéis e locação de carros. A procura, em 2014 foi muito maior somente para o segmento aéreo“, disse.

No cenário anual da entidade, o arrefecimento das vendas de diárias de hotéis nacionais e internacionais chegou a -0,2% em reservas e a -8,5% em vendas. No volume de negócios, o faturamento somou R$2, 2 bilhões contra os R$2,4 obtidos em 2013.

“É possível que a hotelaria nacional tenha sido o setor que mais efeitos sofreu como reflexo da Copa no Brasil. Desde a divulgação da Pesquisa de Vendas Abracorp, em 2010, a hotelaria sempre apresentou um constante e vigoroso crescimento, mas, em 2014, a performance foi abaixo do ano anterior”, afirmou Gervásio Tanabe.

No internacional, a hotelaria sofreu uma retração de 3,1%. Outra mudança de consumo observada pela pesquisa da entidade foi no segmento de locação, onde o doméstico teve queda de 4,1% e o internacional um crescimento de 17,8%. Os segmentos de transfers (29,6%), assistência em viagens (5,1%), pacotes e lazer (10,8%) e serviços (6,3) também cresceram na entidade. Já cruzeiros (-27,7%) e eventos (-9,9%) fecharam em queda em 2014.

Luciano Palumbo

Receba nossas newsletters