Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Hotel Urbano x Airbnb: brasileira quer fazer frente à norte-americana

José Eduardo Mendes, cofundador e CEO do Hotel Urbano - Fotos: Ricardo Azoury

José Eduardo Mendes, cofundador e CEO do Hotel Urbano – Fotos: Ricardo Azoury


Desbancar, ou pelo menos se aproximar do gigante Airbnb. Essa é a nova missão do Hotel Urbano através da Voltem.com (plataforma online de aluguel de quartos com a mesma proposta do Airbnb), adquirida no final de 2014 e remodelada neste primeiro semestre com investimento de R$ 5 milhões. Hoje o site tem 40 mil imóveis cadastrados em 115 cidades do país e intenção de ganhar mercado principalmente no Rio de Janeiro, com as Olimpíadas de 2016 e eventos como o festival Rock in Rio.

É possível concorrer com o Airbnb? O cofundador e CEO do Hotel Urbano, José Eduardo Mendes, é enfático em sua resposta: “Com certeza”. E explica: “Estamos confiantes de que o Voltem.com é a plataforma de aluguel por temporada melhor adaptada ao mercado nacional. Fomos a primeira plataforma do gênero no mundo a permitir ao hóspede parcelar sua estadia em até 10 vezes. O Voltem.com nasceu para atender a uma carência por hospedagens que existe principalmente nos polos turísticos do Brasil e em cidades que sediam grandes eventos”, justifica.

O site permite ao viajante reservar imóveis online por todo o país, em processo semelhante a reserva de hotéis. “As pessoas já estão acostumadas a reservar hotéis pela internet. Agora, poderão reservar imóveis com a mesma facilidade. E dentre as vantagens de alugar um imóvel por curta temporada está a possibilidade de dividir o valor da estadia entre várias pessoas, ter uma maior privacidade, flexibilidade de horários para check-in e check out, permissão para cozinhar, entre outras. Acreditamos que este é um negócio que vai crescer exponencialmente no Brasil já nos próximos anos”, avalia.

O Airbnb pagou para se tornar parceiro das Olimpíadas de 2016 e vai constar na lista de fornecedores de acomodação durante os jogos, com um link na página de compra de ingressos para Rio 2016. No mundo, o Airbnb é responsável por hospedar 1 milhão de clientes por mês. No Brasil, a companhia cresce rapidamente. No início de 2014, ela tinha 17 mil anúncios no país. Hoje, são 45 mil.

Priceline – Nos últimos dias o Hotel Urbano anunciou uma parceria comercial com o Grupo Priceline (holding que controla plataformas de viagens na internet como booking.com e Kayak), de quem recebeu um aporte de US$ 60 milhões (cerca de R$ 185 milhões). Como parte do acordo, o Grupo Priceline oferecerá sua rede global de mais de 680 mil parceiros de hospedagem ao Hotel Urbano. “A Booking.com passará a ser nosso fornecedor exclusivo de inventário localizado fora da América Latina e também parceiro preferencial de hospedagem para os pacotes internacionais oferecidos pelo Hotel Urbano. Com relação aos consumidores, entendemos que viajar tem que ser uma experiência 100% positiva. Costumamos dizer que nossa missão é transformar vidas através de viagens. E nada disso em que acreditamos muda! Na prática, nossos hotéis no Brasil continuarão a ser vistos como nosso primeiro cliente, trabalhamos 24×7 para a criação de demanda pro turismo acontecer durante todo o ano e nossos viajantes ganharão mais e melhores opções de destinos e hospedagem para viajar mundo afora”, afirma Mendes.

Essa é apenas uma das estratégias de crescimento do HU. Há ainda a intenção de abrir capital na bolsa e expandir as operações para outros países da América Latina. A entrevista completa você lê na próxima edição do M&E, referente à segunda quinzena de julho.

Receba nossas newsletters