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Agências e Operadoras / Política

Ministério da Justiça abre processo administrativo contra o Hurb

MJSP determinou a abertura de um processo administrativo sancionador contra a empresa por "desrespeito aos direitos dos consumidores". Multa, neste caso, pode chegar a R$ 13 milhões

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A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil (Divulgação)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou a abertura de um processo administrativo sancionador contra a empresa Hurb por “desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma”. Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a situação dos clientes da empresa é “inaceitável” e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de turismo.

“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte da Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal. Assim sendo, determinei a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa”, afirmou. As medidas vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – até a suspensão das atividades da empresa.

“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte do Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal”

A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023). Tudo isso porque a empresa estaria enfrentando dificuldades para honrar os contratos fechados desde o início da pandemia.

“O Hurb já havia sido notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas e solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores. A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações”, informou o MJSP.

As medidas vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – até a suspensão das atividades da empresa

Ainda segundo o órgão, nos últimos meses, aumentaram os relatos de clientes por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem. “A empresa também é acusada de não cumprir as obrigações contratuais com seus clientes, além de fornecer informações enganosas sobre os pacotes de viagem oferecidos”, complementou em nota.

CEO do Hurb renunciou ao cargo

Joao Ricardo Mendes CEO do Hurb. Divulgacao Ministério da Justiça abre processo administrativo contra o Hurb

João Ricardo Mendes escreveu uma carta; confira abaixo (Divulgação)

Nesta segunda-feira (24), meio a uma série de imbróglios, reclamações e críticas por parte dos clientes, que vêm enfrentando dificuldades na hora de viajar, e por parte dos fornecedores, que estão num verdadeiro impasse com relação ao repasse de verbas provenientes de pacotes contratados, o Hurb anunciou a saída do atual CEO João Ricardo Mendes. A decisão partiu do próprio executivo, que renunciou após se meter numa série de polêmicas.

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