Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Política / Serviços

MTur investe R$ 13,5 milhões em ações de retomada nos estados

Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul

Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul

Uma das principais demandas do Turismo na retomada das atividades no setor começa a ser efetivada. Após meses de trabalho e debates entre o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e o Ministério do Turismo (MTur), os estados já podem enviar ofício com a manifestação de interesse em receber os recursos financeiros para ações de fomento do setor na retomada do turismo. O prazo para envio é até a próxima sexta-feira (25).

“Estamos trabalhando desde o início da pandemia no pedido de descentralização de recursos financeiros aos estados, para que eles pudessem realizar ações importantes de promoção e apoio à comercialização”, afirmou Bruno Wendling, presidente do Fornatur. “Tem Estado que está com 100% dos seus recursos contingenciados e somos gratos ao MTur por ter essa sensibilidade, especialmente nesse momento tão difícil que estamos passando. A liberação desses recursos financeiros mostra a força que o Fornatur tem hoje como colegiado de representação”, complementou.

Para o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, o objetivo é dar continuidade às ações que possibilitem a efetiva recuperação do turismo nacional. “Recebemos um pleito do Fornatur no início da pandemia e agora chegou a hora de ajudarmos os estados nessa retomada. Cada Estado vai ter uma verba, destinada à promoção e divulgação dos seus destinos. A orientação do MTur é que, preferencialmente, se deem nos destinos que fazem parte do nosso programa ‘Investe Turismo’, que ressalta 30 rotas turísticas e que abrange 158 municípios em todo o país”.

Sobre a parceria do MTur com o Fornatur, o secretário explica que ela não se dá apenas nas discussões das políticas de fomento, mas também nas discussões gerais. “Há um compartilhamento de responsabilidades e o Fornatur tem sido muito feliz em pontuar para o MTur as dificuldades, apontar soluções ou oferecer sugestões para os vários problemas do setor no país. E o MTur, dentro de suas limitações e responsabilidades, vem tentando atender às demandas. Cito como exemplo o Selo do Turismo Responsável, que foi feito em colaboração”.

Repasse da verba

A verba já está disponível e repasse se dará após a celebração de convênio, conforme a legislação vigente. Segundo o MTur, por conta do período de defeso eleitoral é importante que todo o processo de celebração do contrato seja concluído até o final do mês de novembro para que o repasse dos recursos possa se dar imediatamente após o período eleitoral e, assim, tornar possível a sua utilização o mais breve possível, dentro da proposta de retomada.

As propostas poderão ser de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por Estado e devem estar calcadas em campanhas promocionais e publicitárias e/ou criação e produção de materiais promocionais, entretanto a pasta estará aberta a outras solicitações além dessas. O Ministério do Turismo orienta que as propostas tenham correlação com as rotas turísticas estratégicas elencadas no Programa Investe Turismo, portanto ficarão abertos às demandas específicas dos Estados.

Receba nossas newsletters