Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

“Operadoras precisam parar de vender só commodities”, destaca presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

MADRI – É preciso de reinventar e sair do óbvio. Esta é a visão de Roberto Nedelciu sobre o mercado de Operadoras de Turismo. Presidente da Braztoa e membro do conselho da Embratur, Nedelciu marcou presença na 40ª Fitur, em Madri, e aproveitou uma das feiras que mais apresenta inovações do setor para destacar a necessidade de inovar no mercado.

“É necessário parar de vender só commodities. Passagens aéreas e hotéis se tornaram commodities. O operador precisa se reinventar e criar coisas novas. Ele precisa apostar em coisas que o cliente só pode comprar dele. Isso vai evitar que entre em crise ou quebre”, destacou.

Dentro deste contexto, Roberto citou esta necessidade ainda mais em meio a um ambiente de “concorrência desleal” moldado pelo mercado. “Alguns hotéis e fornecedores, após estabelecer um primeiro contato com a agência via operadora, acabam negociando diretamente com margens de desconto, o que acaba estabelecendo uma concorrência desleal. Por isso ainda mais o operador precisa criar produtos diferentes e agregar mais serviços”, completa.

Nedelciu ainda citou o exemplo de sua operadora, a Raidho, que investiu ao longo dos anos em produtos exóticos, como Tailândia, Uzbequistão e Índia, se tornando uma das poucas do setor especializadas neste nicho de mercado. Modelos como este ele quer ver replicado em operadoras da Braztoa. “Estamos com uma consultoria na Braztoa para ajudar nossas operadoras a descobrirem novos caminhos e criar novos modelos. Até o fim da minha gestão eu vou sempre dizer estas duas coisas, é preciso criar e recriar e investir no lado humano”, completa.

Turnet

O presidente da Braztoa ainda falou sobre o delicado momento da Turnet, que suspendeu operações este mês. Nedelciu destacou que as outras operadoras estão ajudando por meio de bloqueios oferecidos a preço de custo, mas que apenas isso não deve resolver todos os casos.

“A Turnet não é mais associada da Braztoa desde o dia 19, porque não fazia sentido para quem está ajustando as contas pagar uma mensalidade que equivale a mais passageiros no hotel. Nos juntamos em consideração a estes anos e estamos tentando adequar com bloqueios e oferecendo tarifas a preço de custo, mas o passageiro não quer pagar pelo mesmo produto duas vezes, o que é compreensível. Isso deve prejudicar alguns passageiros, mas estamos fazendo o possível para ajudar”, explica.

O M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters