Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Porto receberá 6 navios dia 26, e pode ter caos com perimetral fechada

Cristina Fritsch, diretora administrativa da Abav/RJ

Cristina Fritsch, diretora administrativa da Abav/RJ


A Abav/RJ se reuniu, nesta manhã (07/01), com representantes da Cet-Rio, do Píer Mauá e de agências de receptivo para debater a logística de embarque e desembarque de passageiros no Porto Rio para a temporada de cruzeiros.Representantes das agências de receptivo apontaram suas dúvidas e preocupações relacionadas às obras pelas quais passa o Porto do Rio. Segundo eles, a prioridade deveria estar focada nas melhorias do espaço para embarque e desembarque dos cruzeiristas e não na implantação de lojas ou museus na área. Houve, ainda, a queixa por parte dos profissionais do turismo, que  deveriam ter sido os primeiros consultados, antes do início das obras, pois já há uma grande demanda para esta temporada de cruzeiros, esperando-se, em média, a chegada de 2 a 3 navios por dia, com ocupação aproximada de 3 mil passageiros.

O ponto central e mais debatido na reunião, porém, foi a preocupação com a logística no dia 26 de janeiro, quando chegarão seis navios ao Porto, um dia após o fechamento completo da Perimetral, dificultando o translado dos cruzeiristas. Sobre esse assunto, a Cet-Rio disse planejar medidas para diminuir os problemas, tais como a divulgação de vias de acesso alternativas e o ajuste nos tempos dos semáforos. Já os representantes do Píer Mauá propuseram o escalonamento na chegada dos navios, com planejamento prévio de horários. Ambas as empresas afirmaram planejar outras medidas, que ainda serão divulgadas, para que não haja caos nesse dia específico.  

A única unanimidade entre os presentes foi o fato de que ocorrerão, invariavelmente, problemas após o fechamento completo da Perimetral, tanto no embarque e desembarque de cruzeirista nesse dia 26, como também na chegada de passageiros vindos de ônibus ou avião durante o período do carnaval, uma vez que será perdida uma das principais vias de acesso do Rio de Janeiro.

Cristina Fritsch, diretora administrativa da Abav/RJ, disse objetivar, com a reunião, facilitar o trabalho das agências de receptivo, que terão desafios na atual situação de obras do Porto do Rio. No entanto, Cristina afirmou que a expectativa é de que o resultado das obras compense os problemas, atraindo mais turistas à cidade. “O impacto vai começar agora, pois estamos remodelando toda a área do Porto, mas o resultado será maravilhoso. O Rio de Janeiro sempre vai atrair turistas”, concluiu Cristina.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters