Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Turismo em Dados

TERMÔMETRO DO TURISMO: para agentes de viagens, retomada é agora

Desde que a atividade turística foi a perto de zero no início da pandemia no Brasil, a pergunta que todo o trade fazia era: quando será a retomada? Questão difícil de responder, muitas vezes especialistas faziam apostas, mas pouco das projeções se concretizou. Agora, porém, com uma parte da população vacinada, os agentes de viagens – principal canal de comercialização de produtos turísticos, estão mais otimistas.

A mais recente edição do TERMÔMETRO DO TURISMO – projeto de pesquisa feito em conjunto pela CAP AMAZON e pelo MERCADO & EVENTOS – mostra que o pessimismo está ficando para trás. A pesquisa consulta exclusivamente agentes de viagens de todo o País e contou com mais de 100 respostas.

Na opinião de 62% dos profissionais, a retomada ocorre agora no segundo semestre de 2021. Mais especificamente, 35% projetam o aquecimento das vendas neste terceiro trimestre e 27% para os últimos três meses do ano. Para uma parte dos agentes – que corresponde a 10% do total – a retomada aconteceu no primeiro semestre, enquanto 11% acredita que esta página já ficou para trás e apontam que a retomada começou em 2020. Mais cautelosos, 17% esperam uma volta somente em 2022.

Retomada do turismo

Maioria dos agentes apostam na retomada neste segundo semestre

Em relação aos destinos mais procurados, o nacional segue sendo a maior aposta. Dentro do Brasil, o Nordeste está ainda na liderança, com 53%, mas menor do que na edição de março, quando apareceu com 66%. Em seguida vem o Sudeste, que passou de 14 para 27%. Depois vem o Sul que passou de 16 para 18%. Centro Oeste e Norte aparecem com 1% cada.

Nordeste continua líder na preferência dos viajantes

No que diz respeito ao exterior, já é possível perceber o efeito dos destinos que já estão abertos para brasileiros. O Caribe é líder com 47%, sendo que na pesquisa anterior, tinha aparecido com 30%. Europa passou de 23 para 20%, América do Sul de 24 para 7% e América do Norte de 13 para 18%.

No internacional, o Caribe é o destino mais produrado

No internacional, o Caribe é o destino mais procurado

Os segmentos que mais devem viajar, na opinião dos agentes segue estável em relação a março. Lazer será o principal para 47%, seguido de Família e Amigos com 32%. Depois vêm Corporativo (10%), Cruzeiros (9%) e Mice (2%).

Para os agentes, o lazer irá liderar a retomada

Para os agentes, o lazer irá liderar a retomada

Em relação ao faturamento, há também melhores perspectivas. 35% dos agentes espera resultados um pouco acima do mesmo período do ano passado. Outro dado importante é que 32% dos pesquisados já estão operando normalmente, enquanto 61% estão em home office (27% de forma definitiva) e 7% encerraram as atividades.

Otimismo aparece também na previsão de faturamento das agências

Otimismo aparece também na previsão de faturamento das agências

27% das agências irão operar no regime de home office definitivamente

27% das agências irão operar no regime de home office definitivamente

Receba nossas newsletters