Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.
De acordo com a legislação atual, informamos que a nossa empresa NÃO utiliza cookies para melhorar experiências a quem nos acessa. Por favor leia nossa Política de privacidade e saiba mais sobre a transparência e Governança Corporativa da nossa organização.
OK

Agências e Operadoras

Teste desvenda score digital das agências de viagens; confira

Teste desvenda o score digital da agência

Teste desvenda o score digital da agência

Sua agência está bem inserida no mundo digital? Convenhamos que esta é uma pergunta muito difícil de responder. Há uma infinidade de ferramentas, programas, redes sociais e muitas outras coisas que podem ser consideradas digitais. Como aferir isso então? O consultor de marketing, Daniel Turbox, criou um método para medir o “Score Digital” das agências de viagens. Os resultados são, no mínimo, surpreendentes.

“São perguntas de múltipla escolha sobre ferramentas, processos e metodologias tecnológicas”, disse. “Acredito que esta é uma forma de ajudar as agências com um ponto de partida em sua Transformação Digital e termos mais informações do nosso ecossistema”, complementou Daniel.

Até o momento pouco menos de uma centena de agências responderam e algumas das conclusões mostram que enquanto algumas agências estão bem posicionadas, existe ainda um número bem grande que tem um caminho a percorrer. Uma das surpresas diz respeito a questão administrativa: 57% não utilizam um sistema de gestão. Por outro lado, a maioria já conta com atendimento via WhatsApp.

Um gap apontado por Daniel Turbox com base na pesquisa é a questão do marketing digital. Embora 95% das agências mantenha perfis nas redes sociais, 50% delas não tem um sistema de envio de e-mail marketing e 54% não utiliza nenhuma ferramenta de CRM. Nesta mesma linha, mas mais compreensível, 68% não têm nenhuma ferramenta de Business Intelligence.

Daniel Turbox, consultor de Marketing especializado em Turismo

Daniel Turbox, consultor de Marketing especializado em Turismo

Se estes resultados podem assustar um pouco, o pior ainda está por vir: 11% dos respondentes não sabe o que é um GDS e 13,85% não tem ideia do que é Selfbooking. “Isso me preocupa um pouco. Mesmo que não seja utilizado em algumas agências, é importantíssimo ter conhecimento dessas ferramentas”, destacou Turbox.

Existem, no entanto, pontos em que há um grande avanço. No campo do marketing, 53% fazem anúncio nas redes sociais, 44% contam com um blog e 74% têm uma persona definida. Na questão administrativa e operacional, 65% das agências já utiliza o armazenamento em nuvem, 54% possuem alguma ferramentas para videoconferências e 61,7% possuem sistemas para cobrança via link.

“Com esta amostra, percebo que podemos dividir as agências em três caixinhas: as que acompanham perfis que falam de tecnologia no Turismo tiveram entre 40 a 50 pontos. Aquelas que não têm acompanhamento, ficam com nota entre 20 e 30. As demais tiraram de 10 a 20”, explicou o consultor. Ele lembrou que a escala do teste vai de -100 a + 100. “Isso não quer dizer que o ideal seja a nota 100. Considero que uma agência com nota entre 70 e 80 esteja muito bem posicionada”, finalizou.

Os resultados finais e completos serão divulgados em breve pelo Mercado & Eventos. Para fazer o teste clique aqui.

Receba nossas newsletters