De acordo com pesquisa de vendas Abracorp, as vendas do mercado de viagens corporativas cresceram acima das expectativas otimistas manifestadas pelos dirigentes no final do ano passado. O avanço geral de 11,14%, em volume de vendas, corresponde à oscilação de R$ 2.290.412.817 para R$ 2.545.679.368.
O resultado positivo foi puxado pelo desempenho do aéreo e da hotelaria nacionais, que juntos representaram mais de 60% do valor apurado: R$ 1.458.542.563 do total vendido. O segmento aéreo nacional cresceu 11,30% e a hotelaria nacional 35,74%, na comparação dos primeiros trimestres de 2018 e 2019.
O aéreo internacional, segundo maior valor dos segmentos analisados, apresentou queda de 4,10% – recuou de R$ 689.770.178 para R$ 661.221.018. Os maiores declínios percentuais ocorreram com o segmento Cruzeiros Internacionais (-74,72%) e Pacotes de Viagem Internacional (-48,80%). Em valores nominais, recuaram de R$ 215.977 e R$ 4.463.260 para R$ 54.602 e R$ 2.285.269, respectivamente. O maior salto foi no segmento Seguro Viagem Nacional 131,12%. A Locação Nacional cresceu 39,20% e a Hotelaria Internacional evoluiu 31,32%.
Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do 1º trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 39,7% do total. Seguiram Aéreo Internacional (26,1%); Hotelaria Nacional (17,8%); Hotelaria Internacional (6.2%); e Locação Nacional (1,5%). Somados, alcançam 91,3% do total. Os 8,7% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.