Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Airbus inaugura linha de montagem nos EUA para competir com Boeing

A entrega do primeiro Airbus

A entrega do primeiro Airbus “Made in USA” é aguardada para 2016, quando a JetBlue receberá um A321 já totalmente fluente em inglês.


Dois anos e meio após o início dos trabalhos, a primeira linha de montagem da Airbus nos Estados Unidos já está em operação. Sua inauguração oficial está marcada para o dia 14 de setembro em Mobile, Alabama. Os cerca de 1.000 trabalhadores contratados e os 600 milhões de euros investidos serão destinados a produção da família A320 em território norte-americano, uma forma de tentar arrebatar uma fatia do market share da Boeing junto às aéreas norte-americanas.

E a logística? A Airbus já sabe o que fazer e irá aplicar o mesmo sistema já usado desde 2008 em sua base em Tianjin, na China, onde a fabricante possui a mesma linha de montagem da família A320. Os diversos elementos da fuselagem das aeronaves ainda continuarão sendo construídos nos campos da Airbus espalhados pela Europa, como na Espanha, França, Inglaterra e Alemanha, e logo depois transportados para os Estados Unidos a partir de Hamburgo, na própria Alemanha, de navio.

A Airbus lamenta, no entanto, não pode utilizar o Beluga A300-600ST para realizar o transporte, já que a aeronave não tem alcance suficiente. Logo após a chegada em Mobile, no Alabama, todos os elementos da fuselagem serão finalmente transportadas pelas rodovias até chegar a linha de montagem da Airbus, estratégicamente localizada perto do porto. A fabricante europeia prevê que quatro navios carregados de peças serão enviados da Europa para os EUA mensalmente, em um período de dois anos.

O objetivo da Airbus com a primeira linha de montagem nos Estados Unidos é aprontar 48 aeronaves por ano e “roubar” uma fatia de até 50% do mercado norte-americano de aeronaves widebody (corredor único), estimado em 5.000 novas aeronaves nos próximos 20 anos. A entrega do primeiro Airbus “Made in USA” é aguardada para 2016, quando a JetBlue receberá um A321 totalmente fluente em inglês.

Receba nossas newsletters