O Aeroporto de Uberaba (MG) concluiu a substituição de 23 lâmpadas de balizamento das pistas de manobras de aeronave – que integram o sistema de pistas do aeroporto – por luminárias que utilizam a tecnologia LED (do inglês light-emitting diode, ou “diodo emissor de luz”). O investimento da Infraero foi de R$ 38,8 mil. A expectativa é de que o novo sistema contribua para uma redução de 61% do consumo de energia elétrica do terminal.

As novas luminárias são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de consumirem menos energia e demandarem menos manutenção. A vida útil dessas lâmpadas é dez vezes maior do que a das lâmpadas tradicionais. Em condições normais, os equipamentos LED possuem uma vida útil de 56 mil a 100 mil horas.

Para adotar as luminárias a LED, a Infraero realizou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Conduzido pela Superintendência de Manutenção da empresa, o trabalho apontou resultados de redução de intervenções de manutenção, maior disponibilidade do sistema e economia de energia da ordem de 50%, em relação às luminárias convencionais.

Outro resultado positivo é a melhor visualização das pistas pelos aviadores que utilizam os aeroportos, já que as luzes de balizamento a LED sinalizam a pista em casos de operações noturnas ou com baixa visibilidade. Em 2014, o planejamento da empresa prevê que 31 aeroportos contem com luminárias de LED em seus sistemas de pistas e pátio.