Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Latam apresenta requisitos técnicos para o hub Nordeste

 Levantamento encomendado pelo Grupo Latam indica alternativas de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária para cada um dos três aeroportos envolvidos

Levantamento encomendado pelo Grupo Latam indica alternativas de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária para cada um dos três aeroportos envolvidos


O Grupo Latam apresentou nesta quinta-feira, dia 15, a avaliação técnica sobre a infraestrutura dos aeroportos de Fortaleza,
Recife e Natal, envolvidos no projeto de implantação do primeiro hub
(centro de conexões de voos) doméstico e internacional no Nordeste do
Brasil. O estudo  realizado pelo Grupo Arup foi divulgado  para Secretarias Estaduais dos três Estados envolvidos e também para autoridades da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Governo Federal do Brasil.

Com base em todas as premissas e nos critérios técnicos avaliados, a consultoria estruturou as alternativas de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária para cada um dos três aeroportos envolvidos.
 
“O estudo da Arup dá suporte a um dos três critérios de decisão estabelecidos pelo Grupo LATAM para a implantação do hub, que é a qualidade da infraestrutura aeroportuária, e também está conectado com os outros dois critérios, que são a experiência do cliente e a competitividade em custos. A partir dos dados trazidos pelo levantamento, continuaremos a avaliar o plano de desenvolvimento de cada um dos aeroportos”, comenta Claudia Sender, presidente da Tam. “Seguimos confiantes no desenvolvimento do projeto, que trará benefícios para toda a região Nordeste”, finaliza.
 
“Cada um dos aeroportos candidatos no Nordeste do Brasil estará bem posicionado para acomodar os objetivos do hub do Grupo Latam, se os investimentos recomendados forem realizados na expansão e na adaptação da infraestrutura para o centro de conexões”, afirma Susan Baer, líder de Aviação para as Américas da Arup.
 
Modelos diferentes para cada cidade:
 
Em Fortaleza, a Arup recomenda a expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e a construção de um píer em continuidade ao terminal atual.
 
Em Recife, a opção apontada pela Arup é a construção de um novo terminal do lado da pista que fica oposto ao terminal atual, o que vai requerer a liberação da área hoje ocupada pela base militar.
 
Em Natal, a recomendação da Arup é seguir com a ampliação já prevista no Plano Diretor (“Master Plan”) do aeroporto, executando a expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e construção de um píer em continuidade ao terminal atual.
 
Conclusões:
Uma das conclusões iniciais do estudo da Arup indica que os terminais atuais das três cidades envolvidas foram concebidos para operações ponto a ponto, sem características de um hub e, portanto, precisariam de adaptações para receber um centro de conexões de voos com as características desejadas pelo Grupo Latam.
 
De acordo com os dados do estudo, foi estimado que o hub movimente a partir de 2018, 2 milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo (entre 2.500 e 3.000 passageiros na hora-pico).
 
Em 2038, o número de passageiros deverá chegar a 3,2 milhões por ano, em 36 aeronaves operadas diariamente e simultâneo (mais de 4.000 passageiros na hora-pico).
 
Baseada nas projeções de demanda, a capacidade declarada das pistas existentes é capaz de atender à demanda prevista para o hub do Grupo Latam até 2038. No entanto, o estudo aponta que seria benéfico para todos os agentes envolvidos expandir a capacidade da pista para o padrão internacional de 40 movimentos por hora através de melhorias sistêmicas e de procedimentos.
 
Com as adaptações e os investimentos recomendados pelo estudo, a Arup acredita que os três aeroportos poderiam acomodar os voos e os passageiros estimados, com bom nível de serviço e eficiência, prazo de execução razoável e potencial de expansão de longo prazo.

Receba nossas newsletters