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Aviação

​Novo jato da Aerion almeja ocupar espaço do Concorde

Aeronave executiva supersônica tem como público-alvo quem precisa voar de Londres a Nova York em quatro horas e meia

Aeronave executiva supersônica tem como público-alvo quem precisa voar de Londres a Nova York em quatro horas e meia


A Aerion tem o projeto que pretende ocupar o nicho de mercado que ficou vago quando o Concorde parou de voar, em 2003. Há pouco tempo, Doug Nichols, diretor-presidente da fabricante de aviões Aerion Corp., recebeu encomendas para seu planejado avião, o AS2, que terá capacidade para 12 passageiros. Por US$ 120 milhões, o comprador pode percorrer quase 8.800 quilômetros a uma vez e meia a velocidade do som. Seu público-alvo são aqueles que absolutamente precisam voar de Londres a Nova York ou vice-versa em quatro horas e meia, em vez de sete.

A Aerion estima que o AS2 custará US$ 4 bilhões para ser desenvolvido, produzido e certificado, o que vai exigir um novo financiamento, dado que a empresa desistiu de um plano de licenciar sua tecnologia para outro fabricante.

O principal obstáculo permanece a proibição de voos de jatos comerciais a velocidades supersônicas sobre os Estados Unidos.”A rota mais direta não é necessariamente a mais rápida”, diz Nichols a respeito do plano de voo que o AS2 terá que adotar para se desviar das costas dos Estados Unidos e do Canadá e ligar Nova York a Londres – reduzindo, ao mesmo tempo, duas horas e meia do tempo gasto por um jato executivo convencional seguindo uma rota mais direta numa velocidade próxima à do som.

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