Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

A380 desembarca em SP para início de sua World Tour 2012

Rafael Alonso, VP executivo da Airbus para América Latina

Rafael Alonso, VP executivo da Airbus para América Latina


O Airbus A380, maior aeronave comercial de passageiros do mundo, desembarcou em São Paulo para dar início à sua World Tour 2012. Durante sua passagem pela capital paulista, a companhia promoveu uma coletiva de imprensa na tarde de hoje (22/03) para apresentar a aeronave. Os convidados tiveram, além de uma coletiva com Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para América Latina e Caribe, a oportunidade de visitar o A380, no Aeroporto de Guarulhos.

Durante a coletiva, Alonso apresentou todos os benefícios daquela que é hoje, segundo ele, a maior e mais eficiente aeronave do mercado. “2011 foi um ano muito importante para a empresa que registrou 29 pedidos de nova aeronaves. Hoje, já temos 71 em operação em 55 rotas para 29 destinos. A maioria delas na Singapore Airlines”, disse. “A expectativa é que 2012 seja também um ano interessante, sendo que temos mais de 250 pedidos de novas aeronaves no mundo todo”, disse. O A380 saiu de Toulouse e veio direto para SP, depois passará ainda por Rio de Janeiro (23/03), Santiago – Chile (24/03) e Buenos Aires – Argentina (30/03).

Segundo o VP, a aeronave é um sucesso entre as companhias por ser mais eficiente e econômica. “Diante das altas nos combustíveis, as empresas procuram cada vez mais opções de baratear sua operação e com a demanda cada vez maior de passageiros (crescimento de 4,8 ao ano) e menos espaço, o A380 é ideal para o mercado”, disse. De acordo com ele, as exigências para se operar um A380 no aeroporto são as mesmas que de outras aeronaves, sendo apenas uma questão de avaliação da agência do país. “Onde opera um Boeing 747 opera um A380”, garantiu.

Quanto à possibilidade de o Brasil receber uma aeronave desta, o VP não a descartou. “Tudo depende das companhias comprarem um A380 para trazê-lo ao país”, disse. Sem citar nomes, o VP adiantou que há uma empresa nacional com quem a Airbus tem mantido contato referente a um interesse de compra. Ele disse: “Com a fusão entre a Tam e Lan, acredito que ficará mais fácil a vinda de um A380 e não o contrário”, deixou escapar. “O Brasil tem um tráfego potencial e tenho certeza que em breve veremos um desses aviões na América Latina, tendo São Paulo como seu destino principal”, declarou. Segundo ele, em 20 anos, a América Latina terá demanda para mais de 40 aeronaves de grande porte, entre elas o A380, um valor de mercado de US$ 197 bilhões.

Outros dados do A380 – Das 20 maiores companhias aéreas internacionais, 12 encomendaram 218 unidades do A380, dentre os 253 pedidos já existentes. Mais de 29 milhões de passageiros já desfrutaram da aeronave em voo. O A380 possui a cabine mais silenciosa de todos os tempos, conforme informa a Airbus. Segundo pesquisa encomendada pela fabricante, 92% dos passageiros têm uma visão positiva da aeronave. O avião consome menos de três litros por passageiro por 100 km percorridos.

Receba nossas newsletters