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Aviação

Abear, Decea e Latam debatem perspectivas da aviação para 2023

Air-Connected

Painel no Air Connected (Divulgação/Abear)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) debateu as perspectivas do setor de aviação para 2023 durante o evento Air Connected. O painel contou com o Diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Ruy Amparo; do CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier; e do Coronel Aviador Mauro Carrinho de Moura, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); com mediação do membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (Anfa), Adalberto Febeliano.

Amparo menciona algumas vitórias pós-pandemia e melhorias necessárias para os próximos anos. “A gestão de crise foi feita por todos os agentes do sistema aéreo, pois ao mesmo tempo que resolviam problemas imediatos, souberam olhar para o futuro. Nesses últimos anos conseguimos firmar posições e evoluir, fizemos estudos profundos com as empresas aéreas para melhorias e tivemos bons resultados nas consultas públicas com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, destacou.

Segundo ele, no entanto, é preciso planejamento e “pensar em investimentos em infraestrutura, criação de políticas públicas que tragam investidores para a produção do combustível sustentável (SAF, na sigla do inglês) em território nacional, legislação menos restritiva e equiparada com os mercados internacionais, e focar na adequação contínua do marco regulatório, além de um plano para o fornecimento de mão de obra ao setor”, alerta.

Já Cadier também pontuou desafios, mas trouxe um olhar positivo para o futuro da aviação. “Apesar dos desafios com o preço do querosene de aviação (QAV), que influencia diretamente nos preços das passagens, temos planos de compensação de 50% do carbono emitido até 2030, sermos carbono neutro até 2050 e comprar 5% do SAF para as nossas rotas. Estamos sempre buscando eficiência em nossas operações e vemos muita evolução pela frente”, completa.

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