Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

ACI World otimiza recursos para aeroportos pequenos e emergentes

aci world

Conselho Internacional de Aeroportos anuncia racionalização de recursos para aeroportos pequenos e emergentes (Ana Azevedo/M&E)

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) anunciou, nesta quinta-feira (18), a racionalização de recursos para aeroportos pequenos e emergentes para promover o crescimento contínuo e o desenvolvimento sustentável deste segmento aeroportuário. A medida segue a Resolução Mundial da ACI “Apoio e assistência a aeroportos pequenos, emergentes e regionais”, que reconhece as externalidades positivas e os desafios financeiros dos aeroportos desse segmento.

A resolução insta governos e indústria para que apoiem os planos de desenvolvimento de capital e recursos humanos e facilitem sua transição para a energia renovável. De acordo com o Relatório Econômico de Aeroportos da ACI World, de 2021, estima-se que até 90% dos aeroportos do mundo sejam classificados como pequenos (atendendo até 5 milhões de passageiros/ano), 68% deles operem com prejuízo líquido e que 97% dos aeroportos deficitários gerem menos de um milhão de passageiros por ano.

Apesar dos desafios, a viabilidade de aeroportos pequenos e emergentes continua sendo crucial para o desenvolvimento da conectividade local e global. Esses equipamentos também estão ligados ao crescimento do setor do turismo – segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, viagens e turismo representaram 10,3% do PIB global em 2019.

De acordo com o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira, “em muitas comunidades, os aeroportos pequenos e emergentes desempenham um papel fundamental na vida de milhões de pessoas – como empregadores, facilitadores do turismo e do comércio e como âncoras que dão suporte a diversos serviços. Eles também desempenham um papel importante em alimentar o tráfego em aeroportos centrais maiores para viagens para outros destinos nacionais e internacionais. E como são o maior segmento de membros de ACI, estamos comprometidos em garantir que suas necessidades sejam atendidas.”

Receba nossas newsletters