Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Coronavírus: aéreas terão 12 meses para reembolsar voos cancelados

Tarcisio Freitas, ministro da Infraestrtura (Foto: Agência Brasil)

Tarcisio Freitas, ministro da Infraestrutura (Agência Brasil)

O governo federal prepara uma série de medidas para auxiliar companhias aéreas a enfrentar as dificuldades financeiras provadas pela crise decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19). Uma delas, anunciada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta quarta-feira (18), é o aumento do prazo para reembolso de bilhetes de voos cancelados.

“Vamos dar um prazo maior para o reembolso em dinheiro. É uma medida importante em termos de fluxo de caixa”, disse Freitas, durante entrevista no Palácio do Planalto que reuniu outros ministros e o presidente Jair Bolsonaro,

O Ministério da Infraestrutura informou que as empresas poderão fazer o reembolso das passagens em um período de até 12 meses. Os consumidores também podem optar por receber o crédito na compra de outra passagem sem penalidade.

Ouras medidas devem ser anunciadas como o adiamento do prazo para pagamento de tarifas, renegociação de dívidas, benefícios fiscais e redução da carga tributária relativa a tarifas aeroportuárias e aeronáuticas. Até o momento já foram realizadas mais de cinco reuniões sobre o auxílio ao setor.

Queda na demanda

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que as suas associadas já registram, em média, queda de 50% na demanda por voos domésticos e redução de 85% nas viagens internacionais na segunda quinzena de março, ante o mesmo período de 2019, por causa da pandemia do novo coronavírus.

As companhias Gol e Latam, que fazem parte da Abear, comunicaram nos últimos dias reduções de capacidade e suspensão de vários voos para enfrentar o que a associação classificou como “a maior crise da história da aviação comercial”.

A Azul, que não faz parte da Abear, também anunciou medidas para responder aos efeitos da pandemia. Procurada pela Reuters, a aérea disse que o comportamento da demanda da companhia estava parecido com os dados divulgados pela associação.

Receba nossas newsletters