Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas transportam 6,5 milhões pax em janeiro, mas oferta cai 7,19%

Adalberto Febeliano, consultor técnico, Eduardo Sanovic, presidente, e Ronaldo Jenkins, diretor de segurança e operações de voo, da Abear

Adalberto Febeliano, consultor técnico, Eduardo Sanovic, presidente, e Ronaldo Jenkins, diretor de segurança e operações de voo, da Abear


As cinco aéreas membros da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) – Gol, Avianca, Azul/Trip e Tam – transportaram, durante o mês de janeiro, um total de 6.533.619 passageiros. O número representa um aumento de 2,27% em relação a dezembro de 2012. “Isso costuma acontecer todos os anos, mas vale registrar que começamos o ano bem”, afirma Eduardo Sanovic, presidente da entidade.

Se a comparação for feita, no entanto, com janeiro de 2012, os dados divulgados hoje apontam uma queda de 7,19% na oferta; e uma redução também na demanda de passageiros, de 1,36%. Neste primeiro mês de 2013, foram produzidos 10,2 bilhões de assentos-quilômetro (ASK) e houve demanda de 8,1 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK).

“Esta queda é resultado do mesmo cenário que vemos nos últimos meses, principalmente por conta do aumento dos custos operacionais”, explica Adalberto Febeliano, consultor técnico da entidade. Isso não significa que destinos tenham deixado de ser atendidos, conforte explica o executivo. “Houve uma redução nas frequências, para melhorar o desempenho e ocupação das companhias”, diz.

O cenário, segundo os porta-vozes, não resultará em um aumento de preços de passagens. “Como não há 100% de ocupação, é possível sim reduzir a oferta sem que isso afete o preço”, diz Febeliano. Sanovic completa apontado que, hoje, há uma proporção de 1% para 1,4% entre o aumento do preço do bilhete e a queda da demanda. “Se os preços sobem 10%, a demanda cai 14%. O cenário do setor faz com que seja bastante difícil fazer recomposição de preço”, exemplifica.

Juliana Bellegard

Receba nossas newsletters