Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas transportaram 96% dos órgãos para transplante durante novembro

Quatro companhias aéreas que integram a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) realizaram o transporte de 96% dos órgãos para transplante durante o mês de novembro, de acordo com a Central Nacional do Transplante, do Ministério da Saúde. No período, foi registrado o transporte de 612 órgãos e tecidos, em 367 voos domésticos realizados pela Avianca, Tam, Azul e Gol.

O índice equivale a um crescimento de 2% no número total de voos e 6,25% no volume de órgãos, em comparação ao mesmo período do ano passado. A evolução é resultado dos investimentos em capacitação e tecnologia, e do trabalho em conjunto entre o setor aéreo e os órgãos de saúde, segundo a associação.

Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, a operação exige uma logística complexa e o desafio da aviação é viabilizá-la em média de quatro horas – tempo de vida útil do órgão nas melhores condições de transporte.

De acordo com o Ministério da Saúde, vários estados, principalmente da região Norte do país, dependem da logística aérea para poder realizar transplantes. O processo mobiliza um grande contingente nos hospitais, aeroportos e companhias aéreas, explica Sanovicz. “Em um país com dimensões continentais como o Brasil, utilizar a malha aérea para essa finalidade é a solução”.

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters