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Aviação

Aeroporto de Chicago/O’Hare ganha sexta pista para pousos e decolagens

A nova pista só irá ser responsável por apenas 5% de todos os voos operados pelo O'Hare

A nova pista só irá ser responsável por apenas 5% de todos os voos operados pelo O’Hare


O Aeroporto Internacional de Chicago/O’Hare ganhou uma nova pista de pousos e decolagens e uma nova torre de controle de tráfego aéreo nesta semana. Agora, cinco das seis pistas do aeroporto trabalham simultaneamente. O investimento faz parte dos US$ 9 bilhões injetados no aeroporto a fim de moderniza-lo, trazendo, consequentemente, um maior conforto para os passageiros e companhias que lá operam.

Para começar, a nova pista só irá ser responsável por apenas 5% de todos os voos operados pelo O’Hare, o que, na média, chega a 121 voos por dia. Os oficiais responsáveis pela operação do aeroporto afirmam que a meta é aumentar a capacidade e diminuir os atrasos. Com investimentos de US$ 516 milhões, a nova pista apenas se soma às cinco pistas de aterrissagens e decolagens que operam paralelamente no O’Hare. A nova torre de controle de tráfego, por sua vez, teve investimentos na casa dos US$ 41 milhões.

Bom para os passageiros, mas um pouco “azedo” para os habitantes que moram próximos ao aeroporto, já que agora, além das pistas atuais, mais uma “runway” se prepara para trazer um pouco mais de barulho para a região. Um dos senadores que representam o Estado de Illinois, John Mulroe, afirmou que a nova pista trará um pouco mais de estresse aos residentes do 10° distrito. “Nós reconhecemos que o aeroporto é vital para a economia, mas isso não quer dizer que temos que deixar de lado o problemas das pessoas que estão sendo impactadas e prejudicadas pelo alto barulho das aeronaves”, disse. ​

A própria cidade de Chicago e as companhias aéreas que lá operam ainda precisam chegar a um acordo sobre os US$ 2,3 bilhões de investimentos destinados a uma nova pista pararela, a extensão da pista e uma nova área de taxeamento de aeronaves. Os projetos que já foram concluídos foram pago por um mix de investidores, entre eles receitas do aeroporto, o valor arrecadado pelo taxamento dos viajantes e ajuda financeira proveniente do Governo.

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