Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aeroporto de Viracopos permanece fechado e com operações suspensas

O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), amanheceu nesta segunda-feira fechado para pousos e decolagens e sem previsão de reabertura, de acordo com a Infraero. A única pista do aeroporto está interditada desde a noite de sábado (13), depois que um avião de carga da Centurion Cargo, que vinha de Miami, ficou parado no meio da pista por ter furado um pneu na hora do pouso. O impacto do pouso forçado da aeronave da Azul no sábado que provocou uma ranhura superficial na pista. Segundo a Infraero, a recuperação da pista foi finalizada ontem.

De acordo com a Infraero, que havia estimado a reabertura do aeroporto para as 20h de ontem (14), a empresa contratada pela Centurion para rebocar a aeronave da pista ainda não havia terminado o procedimento, que é considerado delicado. Até as 22h de ontem, 103 decolagens de Campinas haviam sido canceladas, segundo a Infraero. O órgão não divulgou o número de chegadas que estavam previstas.
A Azul, que opera 85% dos voos em Viracopos, disse por volta das 18h que 148 chegadas e partidas suas foram prejudicadas. Entre 13 mil e 15 mil passageiros da companhia foram prejudicados.

Segundo a assessoria de imprensa da Azul, a maioria dos passageiros prejudicados foi levada a um hotel. A empresa ainda considerava a possibilidade de utilizar voos de outras companhias que operam nos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas para atender aos passageiros.
A Azul também ampliou o serviço de ônibus entre São Paulo e Campinas, já que parte dos passageiros preferiu reembolso para negociar diretamente com outras companhias. Outros irão remarcar a viagem para o meio da semana.

A Gol cancelou cinco voos que partiriam de Campinas. Os passageiros foram remanejados para Guarulhos e Congonhas, de onde saíram voos extras.Os voos da Gol com chegada prevista para Campinas estão pousando em Congonhas ou Guarulhos e os passageiros seguem de ônibus para Campinas. A Tam informou que teve cinco voos cancelados, três partidas e duas chegadas, ao longo do domingo. A companhia também utilizou os aeroportos de Guarulhos e Congonhas como alternativa.

A expectativa é que a operação de Viracopos seja regularizada ao longo da segunda-feira (15). Por isso, as empresas estão orientando os passageiros a checarem a situação de seu voo antes de ir ao aeroporto. Além de Azul, Gol e da TAM, também operam em Viracopos outras  companhias como aTrip. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mobilizou uma equipe de 15 pessoas para acompanhar a situação e fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros. Pelas normas da agência, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros e prestar assistência àqueles que comparecerem no embarque.

Folha de SP

Receba nossas newsletters