Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Aeroportos brasileiros têm piora na pontualidade em 2019

SDU 4

8 de 10 aeroportos analisados registram queda de performance no país

Um levantamento da AirHelp apontou que 8 entre os 10 principais aeroportos brasileiros tiverem piora no índice de pontualidade nos cinco primeiros meses deste ano comparado a igual período do ano anterior. Afonso Pena e Viracopos registraram uma queda significativa nos índices de pontualidade. Entre as companhias aéreas, a Gol piorou a pontualidade dos voos, enquanto a Latam  teve melhora no quesito. A Azul manteve os mesmos níveis de performance do ano anterior.

pontualidade

Latam melhorou a sua performance diminuindo atrasos de voos de 19% para 9%

No período analisado, a Gol teve aproximadamente 22% dos voos com atraso, piorando o resultado frente ao ano passado (19%). Por causa disso, o OTP (On-time Perfomance) caiu de 81% para 78%. A Latam Airlines melhorou a sua performance diminuindo atrasos de voos de 19% para 9%, registrando uma melhora do índice de OTP de 81% para 91%. Já a Azul teve cerca de 17% de voos atrasados e um OTP de 83%, mantendo os mesmos índices de desempenho do ano anterior.

AEROPORTOS REGISTRAM MAIS ATRASOS EM 2019

Oito dos 10 aeroportos analisados no levantamento tiveram queda de performance. Entre os dois que apresentaram evolução estão o Aeroporto Internacional de Brasília, que teve alta do OTP de 82% para 83%; e o Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos, de 75% para 76%.

Evolução da performance dos aeroportos brasileiros

Evolução da performance dos aeroportos brasileiros

De acordo com o levantamento, no Aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), as disrupções de voo cresceram de 16% para 20% nos cinco primeiros meses do ano e o índice OTP caiu de 84% para 80%. No Aeroporto Internacional de Viracopos a queda foi ainda maior. O desempenho caiu de 84% para 78%, com disrupções de voos saltando de 16% para 22%.

Receba nossas newsletters