Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air Europa realiza o voo mais sustentável de sua história

Segregação de resíduos e redução de plásticos a bordo, menus sustentáveis com produtos zero quilômetro, planejamento eficiente de rotas e check-in online foram algumas das medidas aplicadas.

Segregação de resíduos e redução de plásticos a bordo, menus sustentáveis com produtos zero quilômetro, planejamento eficiente de rotas e check-in online foram algumas das medidas aplicadas.

A Air Europa realizou o voo mais ecológico de sua história nesta última sexta-feira (6), entre Madrid e Gran Canaria, ambas na Espanha, com um Boeing 787-9 Dreamliner. O objetivo é adotar soluções ambientais sustentáveis, que aceleram a inovação e levam à redução do impacto da aviação no meio ambiente.

A companhia aérea adquiriu biocombustível produzido a partir de óleo vegetal na refinaria Petronor em Bilbao, como uma das medidas pendentes para avançar na descarbonização do setor.

A aeronave utilizada, com capacidade para 339 passageiros, pertence a um dos modelos mais eficientes do mercado, capaz de reduzir as emissões e o consumo de combustível em 20%, graças à sua aerodinâmica e tecnologia mais inovadora. Além disso, o Boeing 787-9 também reduz o impacto acústico em 60%, o que significa que o ruído em cidades próximas aos aeroportos também será reduzido.

Esta iniciativa é parte do projeto “O Desafio de Voo Sustentável”, lançado pela aliança SkyTeam para suas companhias aéreas parceiras e o desafio consiste em uma competição amigável entre as empresas da aliança, que podem participar de até 14 categorias diferentes por meio da aplicação de soluções avançadas de responsabilidade, com o objetivo de que as mais bem sucedidas sejam constantemente adotadas sempre que possível, para avançar sem comprometer o meio ambiente.

A operação deste voo, que foi realizada na rota mais eficiente com uma equipe conjunta, também incluiu um procedimento terrestre mais sustentável. A Groundforce, empresa de serviços de movimentação aeroportuária, usou seus veículos equipados com a mais recente tecnologia para todas as operações terrestres, na partida e na chegada de um voo.

Por sua vez, a Enaire, gestora de navegação aérea da Espanha, colaborou na realização dos procedimentos de subida e descida contínuas, bem como na trajetória mais ideal para o consumo eficiente de combustível e, portanto, uma redução significativa das emissões de CO2.

A bordo, a Air Europa ativou muitas práticas sustentáveis que já são comuns em suas operações. Uma delas foi o uso de materiais biodegradáveis, como uma fase anterior à implementação progressiva e total de “plástico zero a bordo”, bem como a correta separação de resíduos, uma medida que a companhia aérea tem aplicado desde 2006, não apenas em seus escritórios, mas também em todos os seus voos.

Durante a operação, foi oferecido um cardápio sustentável e saudável, feito com produtos sazonais e zero-quilômetro – cadeia de suprimentos curta – que reforçam o cuidado com o meio ambiente e aprimoram a economia.

A companhia aérea distribuiu uma pesquisa para os passageiros que estavam a bordo usando um papel vegetal, com o qual um pequeno jardim será criado mais tarde na sede da empresa.

Deve-se lembrar que a Air Europa já aplica múltiplas práticas que auxiliaram na melhoria da eficiência de seus voos e atendem ao objetivo estratégico da ICAO (International Civil Aviation Organization) de reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em 2% ao ano. Estes incluem a criação de um consumo de combustível e aplicação de dados de emissões associados; a implementação do projeto Saco de Voo Eletrônico; a criação de um comitê regular de combustível ou participação em grupos de trabalho da aviação.

Além da operação de seu voo mais ecológico, a Air Europa envolveu e trabalhou em conjunto com fornecedores e gestores de navegação aérea e aeroportuária, que mostraram sua predisposição para amenizar as consequências das mudanças climáticas no campo da aviação comercial.

Receba nossas newsletters