Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air France-KLM disponibiliza canais temporários para atender clientes

As equipes do Grupo Air France-KLM estão mobilizadas para atender seus clientes em seus canais de atendimento tradicionais – mídias sociais e call center. Desde o surto de Covid-19, tais meios de comunicação estão sobrecarregados. Como alternativa, as companhias disponibilizam canais temporários para atender por e-mail os pedidos de voucher de voos não utilizados ou solicitações de troca da data. Para bilhetes Air France, o contato é [email protected], e para a KLM é [email protected].

Air France e KLM anunciam medidas por conta do coronavírus

Air France e KLM anunciam medidas por conta do coronavírus

Se a passagem foi comprada pelos canais diretos das companhias – sites, aplicativos, mídias sociais e call center – com partida antes de 31 de maio de 2020 e o passageiro não deseja mais viajar, envie sua solicitação indicando o motivo no assunto “Voucher referente aos voos não utilizados” ou “Troca de data”. É necessário informar também o código de reserva (localizador), nome completo conforme emitido na passagem, telefone de contato com DDD e as novas datas de viagem desejadas. Os casos de viagens mais próximas terão prioridade de tratamento.

O voucher não é reembolsável e tem validade de um ano da data de emissão, podendo ser usado em todos os voos da Air France, KLM, Delta Air Lines e Virgin Atlantic. Atualmente, as companhias recebem dez vezes mais mensagens via mídias sociais e quatro vezes mais chamadas por dia do que o habitual em seus call centers. A expectativa é que o número de perguntas só aumente por conta da adaptação futura de redução e cancelamentos da malha aérea das empresas.

Tarifas de retorno para casa

Para quem já tem uma reserva da Air France ou da KLM e deseja ir para casa mais cedo, pode alterar a data da viagem pelos sites airfrance.com e klm.com, no aplicativo das companhias e nos canais temporários [email protected] e [email protected]. Os viajantes que estão em um destino no qual as empresas não podem mais voar por restrições impostas pelos governos são aconselhados a entrar em contato com a embaixada ou consulado.

Os viajantes sem uma reserva que desejam voltar para casa também podem usar tarifas especiais só de ida. Essas tarifas estão disponíveis para brasileiros que queiram retornar para o Brasil e para europeus que queiram voltar à Europa, além de diversas outras nacionalidades. As condições podem ser encontradas em airfrance.com e klm.com. E é recomendável que o cliente cheque as condições de entrada e saída dos países que pretende viajar.

Ajustes na operação

O Grupo Air France-KLM está trabalhando com as autoridades francesas, holandeses e internacionais para adaptar sua programação de voos em tempo real, em um cenário de evolução rápida, com novas restrições impostas às companhias aéreas por diversas nações e também por conta da redução em demanda. A partir desta segunda-feira (23), diversas operações internacionais, mesmo que consideravelmente reduzidas, serão mantidas para permitir que cidadãos retornem para casa.

Entre o Brasil e a Europa, as companhias manterão (sujeito a alterações):

  • Em Fortaleza, a Air France voo até este domingo (22). A KLM voa dias 23 e 26. Os demais voos nas semanas seguintes, de ambas as companhias estão suspensos até 3 de maio;
  • No Rio de Janeiro, a Air France continua operando, mas com ajustes. Serão três frequências por semana — segundas, quintas e sábados, entre 23 de março e 3 de maio. A KLM, na semana que vem, voará segunda, quarta e sábado. Entre 30 de março e 3 de maio, os voos da aérea holandesa estão suspensos.
  • Em São Paulo, a Air France voará segunda, terça, sexta e domingo entre 23 e 29 de março. Entre 30 de março e 3 de maio, a aérea francesa voará às terças, sextas e domingos. A KLM, na semana que vem, operará segunda, terça, quarta, sábado e domingo. Entre 30 de março e 3 de maio, serão duas frequências semanais — chegando na capital paulista às quintas e domingos, e partindo às segundas e sextas.

A situação está sendo atualizada constantemente – atrasos e cancelamentos de última hora podem ocorrer. Para informações atuais sobre o status do seu voo e condições de entrada ou saída de um destino, consulte os sites das companhias airfrance.com e klm.com, e os aplicativos.

Receba nossas newsletters