Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus e Bombardier vão produzir aeronaves CSeries nos Estados Unidos

Delta-CS100

Aeronaves CSeries da Delta agora poderão ser produzidas nos EUA

Airbus e Bombardier, duas das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do planeta, pegaram a Boeing de surpresa nesta segunda-feira (16). Ambas anunciaram a formação de uma parceria que fará suas respectivas fábricas e linhas de montagem produzirem aeronaves narrowbodies modelo CSeries. E não para por aí: já existem planos de criar uma segunda linha de montagem final em Alabama, EUA, a casa da Boeing. O projeto estaria localizado dentro da área da francesa Airbus, onde são produzidos os A320s para clientes norte-americanos.

A primeira linha de montagem em parceria será estabelecida no Quebec, Canadá. Em nota, a Airbus afirmou que proporcionará todo seu expertise em vendas, marketing e suporte ao consumidor. Além disso, ainda afirmou que vê um mercado ávido por mais de 6.000 aeronaves de 100 a 150 assentos pelos próximos 20 anos. Em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira (16), o CEO da Airbus, Tom Enders, afirmou que as conversas para montar esta parceria estratégica começou em agosto e avançou de forma extremamente rápida.

O negócio deixa a disputa entre Boeing e Bombardier com relação a família CSeries “de cabeça para baixo”. Isto porque a Boeing apresentou uma queixa formal ao Departamento de Comércio dos EUA alegando ajuda financeira do governo federal e da província de Quebec a Bombardier, o que permitiria a venda de aeronaves à Delta Air Lines a preços “absurdamente baixos”. A decisão do governo norte-americano foi de que a Delta teria que pagar cerca de 300% em impostos de importação para adquirir as aeronaves, tarifa que o CEO Ed Bastian se negou a assumir.

Só que agora tudo muda, visto que os executivos de Airbus e Bombardier sabem que se produzirem aeronaves CSeries nos Estados Unidos não precisarão pagar impostos de importação. Ou seja, as aeronaves “made in USA” não estão sujeitas à impostos, o que “calaria” de vez as reclamações da Boeing. O CEO da Airbus, Tom Enders, no entanto, preferiu colocar “panos quentes” nesta polêmica. Segundo ele, a decisão de montar uma parceria com a Bombardier “não foi motivada pelos que os concorrentes estão fazendo, mas por um reconhecimento de que as estrelas estão alinhadas neste momento”, disse.

Receba nossas newsletters