Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Alta cria programa de bolsas de estudo para mulheres no setor aéreo

empregos shutterstock 403515793 Alta cria programa de bolsas de estudo para mulheres no setor aéreo

Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto (Shutterstock)

No dia internacional da Mulher, a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anuncia o lançamento do Programa de Bolsas de Estudo “Girls with Goals”, com o objetivo de promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica, facilitando seu acesso a programas educacionais, orientação para enriquecer sua experiência e as certificações necessárias para iniciar uma carreira profissional.

Nessa fase inicial, o “Girls with Goals” concederá bolsas de estudo a mulheres que estejam cursando o programa de Técnico de Manutenção Aeronáutica no Instituto de Formação Aeronáutica (IFA) da Costa Rica, uma organização de alto nível acadêmico que é membro do Centro Educacional da Alta, com bases em Heredia e Alajuela. Os alunos, além de receberem apoio financeiro, terão a oportunidade de interagir com executivos experientes de empresas reconhecidas mundialmente.

Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto. A última pesquisa global da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou em todo o mundo, de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.

Por sua vez, segundo um estudo da Boeing, a América Latina e o Caribe precisarão de 41 mil novos técnicos aeronáuticos nos próximos 20 anos. Esse dado não representa apenas um desafio em termos de educação e atração de talentos para o setor de aviação na região, mas também uma oportunidade para que esses novos talentos sejam homens e mulheres que possam contribuir da melhor forma possível para tornar o setor cada vez mais sustentável, eficiente e inclusivo.

“O programa de bolsas de estudo é um passo significativo em direção a uma maior equidade e diversidade em um setor que está convencido da importância de aumentar a participação das mulheres em cargos importantes. Como diretor executivo e CEO da Alta, estou convencido de que juntos podemos transformar nosso setor e criar oportunidades significativas para as mulheres na aviação”, disse José Ricardo Botelho, diretor dexecutivo e CEO da Alta.

O grupo de trabalho tem quatro subgrupos: avaliação de candidatos, comunicações, patrocínios, relações educacionais, que estão abertos à participação de profissionais interessados em unir esforços nessa missão.

Receba nossas newsletters