Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Anac aprova acordo para que aéreas brasileiras operem voos domésticos em aeroporto do Uruguai

aviação aeroporto azul gol latam Credito Ricardo Wolffenbüttel Zurich Airport Anac aprova acordo para que aéreas brasileiras operem voos domésticos em aeroporto do Uruguai

O acordo permite que operações aéreas no aeroporto uruguaio que tenham destino ou origem em aeroportos brasileiros, e realizadas por empresas aéreas brasileiras, sejam equiparadas a voos domésticos para fins de tarifação (Ricardo Wolffenbüttel/Zurich Airport)

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a resolução com os termos do acordo firmado entre a Agência e a Direção Nacional de Aviação Civil do Uruguai (Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica – Dinacia) para que empresas aéreas brasileiras possam utilizar as instalações do Aeroporto de Rivera, no Uruguai, em condições similares às operações domésticas.

Você viu aqui no M&E, em agosto deste ano, que o terminal receberá voos domésticos de empresas aéreas brasileiras. O acordo permite que operações aéreas no aeroporto uruguaio que tenham destino ou origem em aeroportos brasileiros, e realizadas por empresas aéreas brasileiras, sejam equiparadas a voos domésticos para fins de tarifação. O resultado é positivo para o desenvolvimento regional do Brasil, segundo a própria Anac.

Agora, as operações aéreas do Brasil com destino ao terminal uruguaio e vice-versa passam a ser equiparadas a operações nacionais. Isso significa que tarifas de embarque, conexão, pouso e permanências em voos de empresas brasileiras com origem no Brasil e com destino a Rivera serão consideradas domésticas, não internacionais, reduzindo custos e fomentando novas rotas e operações entre os dois países.

O acordo, que passou por consulta pública, entrará em vigor com a publicação da norma no Diário Oficial da União (DOU). A resolução também possibilita o uso de canais domésticos para processamento de passageiros com destino ao Aeroporto de Rivera. No entanto, essa medida depende de autorização dos órgãos de controle de fronteira.

A medida, além de promover maior conectividade entre Brasil e Uruguai, abre novas possibilidades de negócios e cooperação entre os dois países. Esse movimento reitera a prioridade da Anac em fortalecer a aviação latino-americana e ampliar a integração entre o Brasil e seus vizinhos no continente.

Receba nossas newsletters