Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Anac inicia trabalhos com aéreas em busca de regulação por incentivos no setor

a5ed308a 13bf 4200 9c7f 729e91b05723 Anac inicia trabalhos com aéreas em busca de regulação por incentivos no setor

O encontro ocorreu no auditório da Infraero no Aeroporto de Congonhas (Divulgação)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reuniu representantes do setor aéreo para iniciar os trabalhos em busca da regulação por incentivos nas relações de consumo. O encontro ocorreu no auditório da Infraero no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, com o tema sobre informação e consumo, e contou com a participação das aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, além da International Air Transport Association (Iata) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

“A Anac tem se dedicado a tornar sua regulação mais efetiva, utilizando instrumentos regulatórios diversificados e estratégias dinâmicas para responder às condutas dos agentes regulados. Uma abordagem destacada nesse contexto é a regulação por incentivos, visando promover a cooperação e o diálogo entre regulador, regulado, sociedade civil e consumidores. O objetivo é estimular o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas”, informou a agência.

No final de 2022, a Anac realizou interações e consultas com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), incluindo representantes de entidades como ProconsBrasil, MPCON, Procon RJ, OAB, Condege, FNECDC, Procon SP, Idec e Senacon.

A partir das conversas com o SNDC, foram identificadas possibilidades de melhoria em temas como o serviço de SAC das operadoras aéreas, informação e consumo, reembolso de valores de passagens aéreas, acessibilidade no transporte aéreo, reacomodação de passageiros, redução da judicialização e pontualidade, regularidade de voos. Cada tema será alvo de ações específicas, a serem desenvolvidas de forma colaborativa com o setor.

Receba nossas newsletters