Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Após acordo de exclusividade, IAG deve assumir 20% da Air Europa

A frota do Boeing 787 Dreamliner é equipada com filtros HEPA capazes de eliminar em 99,9% os vírus e bactérias

O CEO não descarta assumir o controle total da empresa

Em março deste ano, o International Airlines Group (IAG) fechou um acordo para garantir exclusividade numa possível aquisição da Air Europa, em troca de um empréstimo sem garantia por sete anos de 100 milhões de euros. Na ocasião, foi cogitado que o empréstimo poderia ser transformado em uma participação de 20% na operadora. Pois bem, esta injeção pode mesmo se transformar em 1/5 do capital nos próximos seis meses.

É o que disse o CEO do IAG, Luis Gallego, durante uma teleconferência de resultados do IAG no primeiro trimestre. O acordo, que prevê o período de exclusividade, está condicionado à aprovação da Globalia pelos bancos que lhe concederam um empréstimo de 150 milhões de euros, garantido pela instituição de crédito estatal ICO e pelo fundo soberano SEPI, que concedeu empréstimo de 475 milhões de euros em novembro de 2020.

“Ainda estamos aguardando a renúncia da ICO e da SEPI. No momento em que tivermos a renúncia, executaremos o empréstimo. E a ideia é que, quando tivermos a aprovação, possamos converter em até 20% de participação na empresa. Então acho que vamos ter a dispensa em breve, e depois disso consideramos que em menos de seis meses podemos fazer a conversão em patrimônio”, destacou Gallego.

O CEO não descartou o objetivo de chegar ao controle total da empresa, “porque é a forma de conseguirmos sinergias que ao final são o objetivo deste negócio, para desenvolver um hub em Madri, oportunidades para o cliente, ter nossa rede, etc. E caso este negócio não faça sentido para nós – muitas vezes abandonamos outros negócios com o grupo – ainda temos um parceiro na América Latina, e podemos desenvolver outras oportunidades”, disse.

Fonte: ch-aviation

Receba nossas newsletters